Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Rede Rural Nacional

AlimentaAÇÃO - AL4Alto-Minho - Promover a alimentação equilibrada e sustentável, a dieta mediterrânica e combater o desperdício alimentar no Alto Minho

Entidade líder do projeto: ADRIMINHO - - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho
Responsável pelo projeto: Carlos Brandão
Site do projeto: https://www.adriminho.pt/
Parceiros / Centro de Competências:

ADRIL - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Lima, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Breve descrição:

O projeto AlimentAÇÃO pretende desenvolver, no ecossistema alto-minhoto, a aplicação dos princípios subjacentes à alimentação equilibrada e sustentável, assumindo como objetivos o aumento da literacia alimentar das comunidades e atores do território, capacitando-os para a realização de escolhas alimentares informadas. Pretende valorizar os produtos endógenos e de qualidade e a Dieta Mediterrânica, informando para uma alimentação saudável e sustentável e para o combate ao desperdício alimentar.

Data de início do projeto: 01-01-2023
Data de fim do projeto: 30-12-2024
Área Geográfica de Intervenção : Alto Minho
Financiamento: 228 030,69€
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Este projeto é a oportunidade para, numa perspetiva regional, potenciar hábitos e regimes alimentares nutricionalmente ajustados e em harmonia com a envolvente do ecossistema regional que, ao mesmo tempo, contribuindo o robustecimento de um setor primário concorrencial capaz de garantir a disponibilidade de alimentos, a diversidade de produtos e da produção, o fornecimento permanente de várias matérias-primas e uma melhor distribuição do valor acrescentado ao longo da cadeia alimentar regional.

Objetivos visados:

Este projeto assume como objetivos específicos uma intervenção, sob o ponto de vista de projeto regional piloto, que, para além de incidir em vetores como o Consumo e a Produção, se apresenta como um mecanismo de promoção da Dieta Mediterrânica (numa perspetiva adaptada ao território do Alto Minho), no combate ao desperdício alimentar, através da promoção da economia circular, e para a boa Educação e Literacia Alimentar.

Sumário do plano de ação:

Conceptualização: Recolha e sistematização de informação e boas práticas, numa perspetiva de adequação à disseminação dos objetivos, numa forma adaptada aos recursos locais e endógenos. Estruturação: abordagem e discussão da estratégia com agentes regionais do ecossistema alimentar; Implementação: Através das práticas inovadoras de educação formal e não formal, atingir o ecossistema educativo (incluindo famílias) e os diferentes atores do território, capacitando os agentes de desenvolvimento regional e os profissionais com responsabilidade na temática.

Pontos de situação / Resultados:

O projeto tem decorrido dentro do programado. No entanto ocorreram algumas dificuldades no processo de aquisição de serviços especializados de nutrição. Paralelamente, o período menos favorável que aconteceu nas escolas (principal palco das atividades) durante o presente ano letivo não permitiu um mais aprofundado desenvolvimento de atividades.

Resultados esperados:

Conceptualização: Obter informação para a estruturação e implementação. Matriz SWOT; Relatório Técnico; Especificações e Parâmetros BD, Microsite e APP. Estruturação: Plano de implementação; Programação, Cronograma. Publicações e material de comunicação. Implementação: Contribuir para a implementação do AL4 Alto-Minho, nomeadamente os OE3, OE4 e OE5. Como produtos: Livro de receitas, guião para a alimentação sustentável, E-book; App, micro site; stand; brochuras; vídeos e outros conteúdos digitais.