Todos os Membros do CCPB são parceiros informais.
Este projeto pretende dinamizar o Centro de Competências do Pinheiro-bravo nos moldes aprovados pelos seus 31 membros no protocolo que enquadra a sua atuação a saber:
Disponibilizar aos técnicos que dão apoio a produtores florestais conhecimento científico já existente. Disponibilizar aos técnicos que dão apoio a produtores florestais conhecimento científico já existente. Facilitar e motivar a atividade de I&Dem parceria.
Os principais objetivos são alargar o número de agentes a cooperar em rede e aumentar a frequência e dinâmica de comunicação e partilha de informação entre os Membros do Centro de Competências do Pinheiro-bravo.
Principais resultados a atingir:
• Foram selecionados um total de 672 documentos, dos quais: 581 artigos com peer review, 58 teses académicas, 25 referências resultantes de outputs disponíveis de projetos científicos, e 8 edições técnicas ou de disseminação. Os membros do CCPB e outros interessados receberam convite para integrarem grupos privados no Mendeley para terem acesso à informação.
• Foi produzido um relatório com a caraterização da documentação reunida.
• Prospeção e contratação de consultor para prestar serviços, que, com a revisão e apoio da Equipa do Centro PINUS teve os resultados que se descrevem abaixo.
• Produção de relatório do trabalho de pesquisa e compilação de informação de ensaios/parcelas experimentais existente sobre a espécie Pinus pinaster
• Realização de base de dados para os Ensaios sobre Pinheiro bravo recorrendo ao software Microsoft Excel, de forma a simplificar a sua utilização entre os membros do CCPB.
• Proposta de um Sistema de Informação Geográfica, em ficheiro shapefile (ESRI), de forma a disponibilizar um mapeamento dos ensaios com a informação associada. Para esta tarefa foi utilizado o software QGIS, o qual será sugerido aos membros do CCPB, como forma sem custos de realizar a atualização.
• Publicação de notícia sobre o CCPB na edição 42 do PINUSPRESS, o boletim em papel do Centro PINUS.