Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

 Projetos Horizonte 2020

Pesquisar projectos

SUWANU EUROPE

Entidade líder do projeto: BIOAZUL, SL
Responsável pelo projeto: BIOAZUL, SL
Site do projeto: https://suwanu-europe.eu/water-reuse-projects-europe/
Parceiros:

CONSULAI; FENAREG; BIOAZUL; FENACORE (Federação Nacional das Comunidades Irrigantes de Espanha); ASERSA (Associação Espanhola de Reutilização Sustentável da Água); WEARE; Technology Transfer Zentrum (TTZ); Abwasserverband Braunschweig (AVBS); ANETH SA (Agência de Desenvolvimento de Salónica); AUTH (Aristotle University of Thessaloniki); AU-Universidade Agrícola de Plovdiv; CONFAGRICOLTORA ; UNITO (Universidade de Torino); UNITO (Universidade de Torino); MEKOROT Ltd; ECOFILAE; UCY (Universidade de Chipre); ACC-Câmara Agrícola de Chipre; CECU (Confederação de Consumidores e Usuários); PSKW (Proefstation voor de Groenteteelt)

Breve descrição:

A escassez de água é um problema global que não se limita apenas às áreas secas tradicionais. De facto, 17% do território europeu sofre de escassez de água e 46% da população europeia vive em locais com escassez de água. O problema é especialmente agudo no Sul da Europa, onde a procura crescente de água é notória nos sectores da agricultura e do turismo. A produção agrícola na Europa representa a maior utilização de água, representando 36% da utilização total anual de água e 75% na região mediterrânica.
SUWANU EUROPE está concentrada em projectos de reutilização de água na Europa através da reutilização de águas residuais tratadas na agricultura. A razão subjacente é que as águas residuais tratadas de acordo com normas e métodos apropriados têm um forte potencial para complementar os recursos hídricos convencionais utilizados na irrigação agrícola.
O objectivo dos projectos de reutilização de água é promover o intercâmbio efectivo de conhecimentos, experiências e competências entre profissionais e actores relevantes da reutilização de água na agricultura, de modo a que as soluções tecnológicas e organizacionais directamente aplicáveis sejam ampla e equilibradamente disseminadas por toda a Europa, resultando num sector agrícola mais resiliente para fazer face à escassez de água e aos efeitos das alterações climáticas.
SUWANU EUROPE é uma Rede Temática co-financiada pela Comissão Europeia ao abrigo do programa Horizonte 2020. Baseia-se num projecto anterior de tratamento de água na Europa chamado SuWaNu: Tratamento de água sustentável e opções de reutilização de nutrientes, que consistia em desenvolver estratégias baseadas em projectos de reutilização de água para resolver problemas tais como a escassez ou a disponibilidade de nutrientes. Contudo, SUWANU EUROPE foi concebido não só como uma extensão das actividades do antigo projecto SuWaNu, mas também como a criação de um novo instrumento baseado numa rede existente para acelerar a aceitação dos resultados da investigação no domínio da reutilização da água na agricultura e da inovação da água na Europa.
Por essa razão, o projecto criará Grupos de Trabalho Regionais entre os membros do consórcio e actores relevantes em 8 regiões-alvo que trabalharão para divulgar os resultados do projecto de reciclagem da água. O objectivo é estabelecer ligações permanentes - para além do prazo do projecto - com actores locais relevantes, encorajando o fluxo de informação entre investigadores, instituições de inovação, organizações e administração pública.