Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

 Projetos de Bioeconomia

Pesquisar projectos

ABACUS - Algas para biomassa aplicada à produção de compostos de valor acrescentado

Entidade líder do projeto: CEA - Comissariado para as Energias Alternativas e Energia Atómica, França
Responsável pelo projeto: CEA - Comissariado para as Energias Alternativas e Energia Atómica, França
Site do projeto: http://www.abacus-bbi.eu/
Parceiros:

A4F, S.A., Portugal; Associação Escocesa de Ciências Marinhas LBG, Reino Unido; Karl Sruher Institut fuer Technologie, Alemanha; Agencia Estatal Conselho Superior de Investigações Científicas, EspanhaAssociação Escocesa de Ciências Marinhas LBG, Reino Unido; Karl Sruher Institut fuer Technologie, Alemanha; Agencia Estatal Conselho Superior de Investigações Científicas, Espanha; Subitec GmbH, Alemanha; PROTEUS, França; Microphyt, França; Sensient Cosmetic Technologies, França

Breve descrição:

O ABACUS reúne 2 grandes indústrias, 3 PMEs e 4 organizações de investigação e tecnologia. Tem como objetivo o desenvolvimento tecnológico de uma nova biorrefinaria de algas orientada para o negócio, trazendo para o mercado ingredientes inovadores à base de algas para aplicações de tecnologia avançada, desde terpenos de algas para fragrâncias a terpenóides de cadeia longa (carotenóides) para nutraceuticos e ativos cosméticos.
Um dos principais objetivos do ABACUS é obter mais de 10% de fotossintatos de terpenóides-alvo. Para este propósito, a ABACUS seleciona e otimiza as estirpes de algas exclusivas de 4 grandes algotecas dos parceiros do projeto.
Além disso, o ABACUS foca-se na otimização das etapas de produção e masterização da produção de produtos-alvo por monitorização on-line e controle automatizado de fotobiorreatores, com o desenvolvimento de sensores específicos para terpenos e para os parâmetros relevantes para a produção de terpenos (luz, PO2, PCO2, nutrientes). A ABACUS investiga as etapas de fracionamento para fornecer processamento a jusante de baixo custo, com vistas a reduzir as despesas operacionais de toda a linha de produção. A análise do ciclo de vida e a análise técnico-económica são diretrizes fundamentais dos desenvolvimentos do ABACUS para garantir que tecnologias e produtos sejam económica e ambientalmente sustentáveis.
A aplicabilidade dos ingredientes-alvo é avaliada pelos parceiros industriais (PMEs e grandes indústrias com acesso estabelecido aos mercados), considerando aplicações cosméticas e nutraceuticas.
O ABACUS visa demonstrar processos de biorrefinação que permitem valorizar até 95% da biomassa de algas em ingredientes e subprodutos de alto valor. As normas da UE e as regulamentações de mercado associadas a bioprocessos inovadores e novos ingredientes são revistas a fim de demonstrar a aceitabilidade da biorrefinaria ABACUS.
A principal vantagem do ABACUS está no seu plano de trabalho orientado para os negócios, reunindo os key players de toda a cadeia de desenvolvimento de produtos e incorporando as tecnologias mais avançadas para um crescimento e fracionamento eficientes das microalgas.