Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

 Projetos de Bioeconomia

Pesquisar projectos

SoS Valor – Soluções Sustentáveis para a Valorização de Produtos Naturais e Resíduos Industriais de Origem Vegetal

Entidade líder do projeto: INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA
Responsável pelo projeto: INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA
Site do projeto: https://sosvalor.com/
Parceiros:

Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco

Breve descrição:

O projeto SoSValor visa responder a duas questões transversais às indústrias dos setores agrícola, agro-industrial, florestal, têxtil e alimentar, que procuram: i) alternativas naturais e economicamente viáveis aos produtos químicos que atualmente utilizam e ii) soluções sustentáveis para os resíduos e subprodutos gerados pela sua atividade.

O principal objetivo deste projeto é produzir soluções sustentáveis para problemas concretos e relevantes para as indústrias agrícolas e florestais, entre outras, utilizando uma abordagem holística da temática da valorização de resíduos industriais e recursos naturais de origem vegetal, procurando promover uma economia circular. Este objetivo será atingido através da avaliação da disponibilidade de compostos naturais de valor acrescentado nas plantas e recursos endógenos (plantas halófitas, tintureiras, invasoras, aromáticas e medicinais) e nos resíduos ou subprodutos industriais disponíveis relacionados com as atividades agrícola e florestal.

Os produtos naturais que têm despertado maior interesse são: os agentes biocidas (bactericidas, fungicidas, herbicidas, nematicidas), os compostos bioativos (antioxidantes, anti-cancerígenos), os corantes, conservantes, aromas e fragâncias. Enquanto algumas das categorias elencadas têm uma aplicação mais específica, como é o caso dos biocidas, com aplicação na agricultura e agro-indústria, outras por sua vez, têm uma aplicação transversal a várias áreas industriais. É o caso dos aromas, fragâncias e corantes para incorporação em alimentos, têxteis e cosméticos, ou a utilização de compostos bioativos na produção de alimentos funcionais e nutracêuticos.

Face às necessidades dos setores envolvidos, às sinergias já existentes entre algumas empresas da região e alguns dos membros da equipa de investigação, e a sua experiência anterior, o projeto está dividido em duas linhas de ação, que se complementam, e concorrem para a sistematização da abordagem ao problema.

Assim, pretende-se obter/ recuperar compostos naturais para aplicação industrial a partir da valorização de:
A-Plantas e recursos endógenos
B-Resíduos agrícolas/florestais
Na 1ª linha de ação serão explorados vários grupos de plantas de acordo com as suas propriedades intrínsecas:
A1-Plantas halófitas;
A2-Plantas tintureiras e invasoras;
A3-Plantas aromáticas e medicinais;
A4-Provas de conceito para avaliação dos seus compostos mais promissores em matrizes alimentares, cosméticos e pragas agrícolas.

Na 2ª linha de ação os resíduos a valorizar serão:
B1-Resíduos da indústria alimentar;
B2-Resíduos da indústria corticeira.

Em cada temática particular será aplicada uma metodologia transversal de escrutínio, avaliação e priorização do material vegetal cuja valorização apresenta maior potencial de transferência para o mercado; seleção e optimização dos processos de extração, concentração, conservação e aplicação; e por último a validação dos produtos/ tecnologias em modelos laboratoriais e nas indústrias dos vários setores.