Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

 Projetos de Bioeconomia

Pesquisar projectos

AlgaeCoat - Validação industrial e otimização da aplicação de revestimentos comestíveis baseados em extratos de macroalgas para produtos hortofrutícolas frescos e minimamente processados

Entidade líder do projeto: Campotec IN - Conservação e Transformação de Hortofrutícolas, Sociedade Unipessoal, Lda
Responsável pelo projeto: Campotec IN - Conservação e Transformação de Hortofrutícolas, Sociedade Unipessoal, Lda
Parceiros:

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

Breve descrição:

Verifica-se a nível internacional uma crescente tendência no consumo de produtos frescos, com elevadas propriedades nutricionais, sem adição de aditivos químicos e com uma facilidade de utilização adequada ao estilo de vida acelerado dos cidadãos? O mote é Saúde e Bem-Estar. Uma tendência que levou a Campotec IN a apostar em produtos de 4ª Gama frescos com vista a cimentar o seu posicionamento no mercado nacional e aumentar a presença internacional. Cumprir os requisitos do processamento mínimo e da utilização de aditivos de origem natural sem comprometer a manutenção da qualidade do produto ao longo da cadeia de distribuição constitui um elevado desafio para o produtor.

Conscientes deste desafio, a Campotec IN e o IPLeiria desenvolveram anteriormente um conjunto de projetos de I&D que se basearam na pesquisa de um novo revestimento de origem marinha para aplicação em maçãs de 4ª Gama. A pesquisa do potencial de utilização de diferentes extratos de organismos marinhos (macroalgas) como ingredientes ativos na formulação de revestimentos comestíveis foi efetuada através da caraterização da qualidade de maçã Fuji. Resultou assim um novo revestimento edível com a incorporação de compostos bioativos de alga Codium tomentosum para aplicação em produtos minimamente processados garantindo tempo de prateleira significativamente superior ao tradicional.

O projeto AlgaeCoat visa demonstrar à escala piloto as condições para a rentabilização comercial do extrato de alga, com aplicação na maça mas alargando à pêra e a atmosferas não controladas. Este aditivo representará um opção sustentável, de origem natural, que contribuirá para o valor acrescentado dos produtos de 4ª Gama aumentando igualmente o seu potencial de internacionalização e para a redução de desperdício alimentar e diminuição de custos associado com impacto em todo o sector.