Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • S7
  • S6
  • S11
  • S13
  • S5
  • S2
  • S14
  • S12
  • Inovação na Agricultura
  • S8
  • S3

 Projetos de Bioeconomia

Pesquisar projectos

AFINET - Agroforestry Innovation Networks

Entidade líder do projeto: Universidad de Santiago de Compostela
Responsável pelo projeto: Rosa Mosquera-Losada
Site do projeto: https://eurafagroforestry.eu/afinet
Parceiros:

Organic Research Centre & ABACUS Agriculture (UK); Institute for Agricultural and Fisheries Research & INAGRO (BE); Instituto Superior de Agronomia (PT); Institute of Soil Science an Plant Cultivation (IUNG-PIB)(PL); University of Sopron Cooperational Research Centre (HU); Istituto di Biologia Agro-ambientale e Forestale (IT); European Agroforestry Federation (Int.); Association Française d’ Agroforestrie (FR); Fundación Empresa-Universidad Gallega (ES); European Forest Institute (FI)

Breve descrição:

Os sistemas agroflorestais (SAF) são um tipo de prática de agricultura frequentemente designada por climate-smart agriculture (CSA), que integra deliberadamente vegetação lenhosa (árvores ou arbustos) com culturas agrícolas e/ou produção animal, por forma a beneficiar das interações ecológicas e económicas resultantes.
Baseando-se na relevância económica e ambiental desta actividade, um consórcio de 13 parcerios de 9 países Europeus lançou o projeto AFINET (Redes de inovação em agroflorestas), uma rede temática destinada a promover a troca e a transferência de conhecimento entre cientistas e profissionais dedicados ao tema dos sistemas agroflorestais (agricultores, gestores etc). O projeto AFINET atuará ao um nível europeu por forma a promover a adoção de conhecimento científico na prática da gestão agroflorestal, e para promover ideias inovadoras para encarar desafios e resolver problemas. Para atingir este objetivo, ao projeto AFINET propõe uma metodologia inovadora baseada em:
(i) Criação de uma rede Europeia inter-regional, composta por 9 “Redes Regionais para a Inovação das Agroflorestal” (RAINs), criadas em regiões estratégicas da Europa (Espanha, Reino Unido, Bélgica, Portugal, Itália, Hungria, Polónia, França e Finlândia), interconetadas e articuladas através da figura designada por Innovation Broker (IB). As RAINs representam diferentes condições climáticas, geográficas, sociais e culturais. Na sua constituição incluem uma representação equilibrada de agricultores, decisores políticos, gestores e consultores do setor agroflorestal, serviços de extensão, etc.
(ii) Criação de um repositório Europeu de conhecimento científico e aplicado em SAF, em formato amigo do utilizador (“Knowledge Cloud”), onde toda a informação recolhida e materiais criados ao longo do projeto serão disponibilizados.

Consulte o Folheto.