Council for Agricultural Research and Economics, Itália ; Agricultural Research Institute, Chipre; Universidad de Cordoba, Espanha
Durante as últimas décadas, a indústria do olival atravessou um processo de intensificação que levou a mudanças significativas nas suas práticas agronómicas existentes. Os Olivais tradicionais foram, de baixo custo de plantação foram substituídos por sistemas intensivos. Este processo levou ao primeiro risco ambiental causado pela intensificação: uso excessivo de recursos hídricos. As previsões atuais de alterações climáticas provavelmente irão piorar este problema, sendo dificil de quantificar os potencias impactos.
Descritores: Olival: Alterações Climáticas; Adaptação
O objectivo deste projecto é fornecer ferramentas precisas para testar a eficácia das estratégias de gestão de adaptação / mitigação para apoiar a tomada de decisões de investimento a longo prazo sobre o cultivo de oliveiras em todo o Mediterrâneo no clima actual e futuro. Um ponto central será a harmonização entre os objetivos dos agricultores e dos ecossistemas sustentáveis, combinando a rentabilidade do cultivo de oliveiras com a capacidade de fornecer serviços ambientais, a ser alcançada através de ferramentas de simulação propositadamente desenvolvidas para apoiar a tomada de decisões. Abordagens avançadas de modelação serão usadas para integrar o conhecimento fisiológico disponível em plataformas de modelação existentes e bem estabelecidas, para avaliar o impacto das alterações climáticas e avaliar estratégias de mitigação / adaptação por meio do ajuste dos fatores de agro-gestão. A análise será baseada num conjunto consistente de dados, incluindo clima, solos e informações atuais de agro-gestão, e será conduzido contra os cenários atuais e de curto a médio prazo da mudança climática. Uma abordagem participativa com o envolvimento das partes interessadas será explorada através de um processo reiterativo para identificar / validar práticas viáveis de gestão de oliveiras sustentáveis e económicas.
Em curso.