Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

ERLAND - Impacte direto e indireto das alterações climáticas na erosão do solo e degradação da terra em bacias hidrográficas do Mediterrâneo

Entidade líder do projeto: Universidade de Aveiro
Responsável pelo projeto: João Pedro Carvalho Nunes
Site do projeto: http://www.cesam.ua.pt/index.php?menu=&tabela=projectosdetail&projectid=246&language=eng
Parceiros:

Universidade de Évora

Data de início do projeto: 01-01-2010
Data de fim do projeto: 31-12-2014

Fonte de financiamento : FCT
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A erosão do solo é um fator crítico para a desertificação nas regiões do Mediterrâneo, degradando a capacidade do solo de sustentar a vegetação em condições marginais. A mudança climática global pode ter impactos significativos sobre a erosão do solo.

Descritores: Solo, Erosão; Milho


Objetivos visados:

Para tal, a proposta procura estimar os impactos das alterações climáticas na erosão do solo em bacias hidrográficas agroflorestais portuguesas representativas, devido a mudanças na precipitação, geração de escoamento e cobertura vegetal.



Pontos de situação / Resultados:

Neste projecto, os dois trabalhos referentes aos efeitos das alterações climáticas relevaram que (1) Usando um modelo swat aplicado para 6 cenários para 2071-2100 envolvendo 2 possibilidade de alteração climática (A1B e B1) para a região do Vale do Gaio com com mudanças individuais no clima (- 9% de precipitação, aumentando no inverno + 28 a + 30%), condições socioeconómicas (um aumento na procura de rega em 11%, e substituição de cereais e pastagens por girassol), e uma combinação de ambos. A maioria dos cenários futuros resultou numa menor disponibilidade de água, devido à menor oferta (- 19 a - 27%) combinada com maiores necessidades de rega (+ 3 a + 21%). Essa realidade teve como consequência, mais anos com fornecimento limitado de rega (atualmente: 28%; cenários: 37 a 43%). Mudanças no uso da terra também diminuíram a qualidade aumentando as concentrações de fósforo no solo (+ 29 a + 93%). Os impactos foram mais severos no cenário A1B do que no B1 e nas mudanças combinadas do que no clima ou apenas nas mudanças socioeconómicas.

A disponibilidade de água foi resiliente às mudanças climáticas, já que os impactos levaram apenas a um moderado agravamento das condições atuais. A menor disponibilidade de água no futuro poderia ser abordada pelas estratégias de gestão de oferta e procura e, no cenário mais extremo, pelas transferências de água das reservas regionais de água; questões de qualidade da água poderiam ser abordadas através de políticas de uso da terra.

(1) Os resultados também destacaram a importância de considerar as características dos sistemas de abastecimento de água ao projetar medidas de adaptação para mudanças futuras;

(2)  Os impactos do clima e mudanças no uso da terra no escoamento e na transporte de sedimentos foram avaliados para duas bacias hidrográfica, clima húmido (São Lourenço) e uma seco (Guadalupe) no Mediterrâneo, usando o modelo SWAT. A avaliação SWAT foi capaz de produzir simulações viáveis de escoamento e transporte de sedimentos para ambas as bacias, o que forneceu uma linha de base para investigar as alterações climáticas e de uso da terra nos cenários de emissão A1B e B1 para 2071-2100. Em comparação com o cenário de base (1971-2000), os cenários de alteração climática mostraram uma diminuição na precipitação anual para ambas as bacias hidrográficas (húmido: - 12%; seco: - 8%), juntamente com fortes aumentos nas chuvas durante o inverno. Mudanças no uso da terra foram derivadas de um cenário socioeconómico no qual a agricultura tradicional é substituída por usos mais rentáveis da terra (ou seja, milho e silvicultura comercial no local húmido; girassol no local seco).

As projeções de mudança climática mostraram uma diminuição no fluxo para ambas as bacias hidrográficas, enquanto a exportação de sedimentos diminuiu apenas para a bacia de São Lourenço. As mudanças no uso da terra resultaram num aumento do escoamento, mas a resposta erosiva foi diferente nas duas bacias. A combinação de cenários climáticos e de mudanças no uso da terra levou a uma redução no fluxo para ambas as bacias, sugerindo um domínio da resposta climática.

Quanto aos sedimentos, os resultados contrastantes foram observados para a bacia húmida (A1B: - 29%; B1: - 22%) e seca (A1B: + 222%; B1: + 5%), o que se deve principalmente às diferenças entre a vegetação atual e a prevista. Os resultados destacam a importância dos impactos da mudança do uso da terra, induzidos pelo clima, que poderiam ser similares ou mais severos do que os impactos diretos da alteração do clima isoladamente.