Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

LIFE+BOSCOS - Gestão Florestal Sustentável de Menorca num contexto de alteração climática

Entidade líder do projeto: Consell Insular de Menorca
Responsável pelo projeto: Joana Joaneda
Site do projeto: http://lifeboscos.cime.es/
Parceiros:

_

Data de início do projeto: 01-01-2009
Data de fim do projeto: 31-12-2015

Fonte de financiamento : LIFE
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O Grupo de Trabalho II do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) destacou que os ecossistemas florestais na Europa provavelmente serão fortemente influenciados pelas alterações climáticas. As florestas e matos mediterrânicos serão especialmente vulneráveis. Embora todos os impactos ainda não tenham sido identificados, os incêndios florestais provavelmente aumentarão, as secas previstas aumentarão a vulnerabilidade das árvores a fatores bióticos e abióticos, e a mudança no regime de chuvas aumentará o risco de erosão.

Cobrindo 50% de Menorca, os ecossistemas florestais são altamente significativos em termos de paisagem, controle da erosão, gestão do gado, regulação da água e biodiversidade. Neste contexto, uma gestão florestal adaptada poderia reduzir substancialmente os riscos previstos de futuras alteraçõesclimáticas.

Descritores: Fogos florestais; Floresta; Alterações Climáticas; secas; vulnerabilidade


Objetivos visados:

O objetivo do projeto LIFE + BOSCOS foi contribuir para o desenvolvimento de uma gestão florestal sustentável, a fim de atenuar os impactos negativos das alterações climáticas nas florestas mediterrânicas de Menorca. O projeto teve como objetivo elaborar e avaliar planos adaptados e diretrizes de gestão para Menorca, que serão demonstrados em uma série de parcelas-piloto de diferentes características, para que também possam ser transferidas para outros ambientes. As atividades foram concebidas para ter em conta os elementos de governação e os critérios de gestão florestal das conferências ministeriais sobre proteção das florestas na Europa.



Pontos de situação / Resultados:

O projeto LIFE + BOSCOS desenvolveu e implementou planos de gestão florestal sustentáveis para ajudar os ecossistemas florestais mediterrânicos de Menorca a adaptarem-se aos impactos negativos das alterações climáticas. O projeto alcançou os objetivos através de três linhas principais de trabalho: planeamento florestal na escala da ilha; planeamento florestal na propriedade ou escala da exploração; e consciencialização entre proprietários de terras, gestores e o público em geral.

O projeto primeiramente, sintetizou as informações disponíveis sobre os efeitos da mudança climática nas florestas do Mediterrâneo, estabeleceu um banco de dados de conhecimento e elaborou as "Diretrizes de Gestão Florestal para adaptar as florestas de Menorca à mudança climática". Este último atuou como um roteiro e estrutura para a implementação de gestão florestal coordenado, sustentável e adaptativo nas florestas da ilha. A redação das diretivas demorou quase dois anos e beneficiou do conhecimento especializado e da participação do público.

Três workshops foram realizados para discutir os objetivos do projeto, reuniões foram realizadas com representantes da Agenda 21 local de todas as cidades da ilha, e um fórum de discussão foi criado no site do projeto.