University of Basilicata - Dipartimento delle Culture Europee e del Mediterraneo; Hellenic Agricultural Organization "DEMETER"; RodaxAgro Ltd; Agricultural Cooperative Partnership Mirabello Union S.A; Assofruit Italia; Platanias Municipality Development Enterprise
Grandes partes do sul da Europa com baixa precipitação anual, incluindo Mirabello e Platanias em Creta (Grécia) e Metapontino em Basilicata (Itália) deverão ser particularmente afetadas pela mudança climática. Além disso, essas áreas também são caracterizadas por usos competitivos da água, incluindo a agricultura, bem como o turismo em Creta e a indústria na região da Basilicata. Manter um alto nível de produção nos pomares, enquanto reduzir consideravelmente o uso de água liberaria água suficiente para a agricultura resiliente à alteração climática. Em contraste, a incapacidade de adaptar os pomares reforçaria a tendência de abandono com consequências adversas para as comunidades locais e ecossistemas.
Descritores: Alterações Climáticas; Pomares; Olival
O projeto visa fornecer os agricultores em duas áreas em Creta e uma área em Basilicata com uma metodologia para adaptar os seus Olivais e pomares de limoeiros e pessegueiros e práticas de cultivo, para que eles possam alcançar a maior produtividade possível, apesar da água baixa ou errática disponibilidade induzida por alterações climáticas iminentes e usos competitivos da água (turismo e indústria). Isso ajudará a garantir o fornecimento de alimentos e a manter o rendimento dos agricultores, independentemente das condições climáticas vigentes. De forma igualmente significativa, o projeto visa economizar água para as funções dos ecossistemas e informar os utilizadores concorrentes sobre o impacto das alterações climáticas em suas atividades económicas.
Em curso.