Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

VINBOT - Robot autónomo com base em cloud para Otimizar e gerir o rendimento e a qualidade do vinho

Entidade líder do projeto: Robotnik Automation SLL
Responsável pelo projeto: Rafael López
Site do projeto: http://vinbot.eu/
Parceiros:

Cooperativa Agrícola de Granja CRL; Orgovanyi Gazdaszovetkezet Szovetket; Bodegas Familiares de Rioja Provir; Cantine D'alfonso del Sordo SRL; Agri-Ciencia Consultores de Engenharia Lda; Assist Software SRL; Instituto Superior de Agronomia; Ateknea Solutions Catalonia, SA.

Data de início do projeto: 01-01-2014
Data de fim do projeto: 31-12-2017

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O Vinbot é um robot autónomo todo-o-terreno com um conjunto de sensores capazes de captar e analisar imagens de vinhas e dados 3D através de aplicações de computação em nuvem, para determinar o rendimento de vinhas e partilhar esta informação com os viticultores. Vinbot responde a uma necessidade de aumentar a qualidade dos vinhos europeus, implementando viticultura de precisão para estimar o rendimento (quantidade de fruta por metro quadrado de área de vinha).

Descritores: Vinha


Objetivos visados:

O projeto Vinbot visa fornecer uma solução para estimar o rendimento de vinhas e aplicar as técnicas de gestão adequadas. Usando tecnologias de navegação autónomas, uma variedade de sensores e técnicas avançadas de processamento de dados, o Vinbot pode capturar autonomamente os principais indicadores relacionados à produtividade da videira e às características da videira nas posições exatas em todo o vinha e com mínima intervenção humana.

Um pequeno computador de bordo descarrega algoritmos de visão computacional com uso intensivo de dados para serem processados na nuvem.

Usando os mapas de rendimento baseados na web gerados pelo sistema Vinbot, viticultores e associações podem centralizar e coordenar a gestão de rendimento em todas as vinhas dos associados.



Pontos de situação / Resultados:

O Vinbot aborda os objetivos estratégicos da reforma do sector vitivinícola da Comissão Europeia através de uma melhor gestão do rendimento através da introdução de um robot novo, autónomo, de visão computacional e baseado na computação em nuvem, economicamente acessível às vinhas das PME.

Outra vantagem do Vinbot é que é uma plataforma de robótica aberta, composta de sensores prontos para uso. Como tal, outros sensores podem ser adicionados, e os serviços da web podem ser configurados de acordo com as necessidades da indústria para medir condições adicionais de vinhedo no futuro.

A tecnologia proposta pode funcionar com sensores padrão existentes para monitorar temperatura, humidade, doenças, stress vegetativo, bem como outros sensores padronizados desenvolvidos no futuro.