Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

MODEM_IVM - Um sistema baseado na web para monitorização em tempo real e tomada de decisões para a gestão integrada das vinhas

Entidade líder do projeto: Horta SRL
Responsável pelo projeto: Vittorio Rossi
Site do projeto: http://www.modem-ivm.eu/nqcontent.cfm?a_id=9968
Parceiros:

Societe de Distribution de Materiel Electronique; Galtel Proyectos y Desarrollos SL; Universita Cattolica del Sacro Cuore; Universidad de la Rioja; Onsiglio Nazionale delle Ricerche; Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro; Centro Ricerche Produzioni Animali - C.R.P.A. S.P.A.

Data de início do projeto: 01-01-2011
Data de fim do projeto: 31-12-2012

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A agricultura moderna é cada vez mais competitiva e técnica; Além disso, na Europa, o uso de produtos químicos é altamente regulado. Para os vinicultores, tomar decisões nunca foi tão difícil. Os DSSs (sistema de apoio à decisão) ajudariam, embora, na prática, eles normalmente tivessem pouca aceitação na agricultura.

Descritores: Vinha; Gestão Integrada


Objetivos visados:

O objetivo do projeto MODEM_IVM era desenvolver um sistema de apoio à decisão (DSS) interativo e baseado na web para a gestão integrada da vinha.



Pontos de situação / Resultados:

O MODEM_IVM desenvolveu um protótipo DSS para gestão de vinhas, com o objetivo de ajudar os gerentes a alcançar as melhores decisões e planear ações. Este DSS aborda falhas clássicas de outros sistemas desse tipo. O sistema fornece uma visão holística, recolhe dados fornece aconselhamento sobre todos os aspectos do gestão de vinhas. O sistema depende de componentes-chave, cada um desenvolvido como parte dos objetivos do projeto. O mais importante é uma rede de sensores sem fio (WSN) para monitorizar as condições climáticas e ambientais da vinha, e dispositivos portáteis opcionais facilitam a avaliação de plantas individuais.

Outros componentes incluem ferramentas de software baseadas na web que agrupam e analisam os dados de acordo com modelos matemáticos desenvolvidos pelo projeto. Estes fornecem o resultado final: recomendações de decisão, alertas e estimativas de rendimento pendente. Isto é disponibilizado através de um portal web de fácil utilização.