Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

STAR TREE - Árvores multiuso e produtos florestais não madeireiros são um desafio e uma oportunidade

Entidade líder do projeto: European Forest Institute
Responsável pelo projeto: Kirsi Loisa
Site do projeto: https://star-tree.eu/
Parceiros:

Universita Degli Studi di Padova; Universitaet Fuer Bodenkultur Wien; Universitaet Hamburg; Consorci Centre de Ciencia i Tecnologia Forestal de Catalunya; Instituto Superior de Agronomia; Luonnonvarakeskus; Instituto Nacional De Investigacion y Tecnologia Agraria y Alimentaria Oa Mp; Albert-Ludwigs-Universitaet Freiburg; Gozdarski Institut Slovenije; Universitatea Stefan Cel Mare Din Suceava; Latvijas Valsts Mezzinatnes Instituts Silava; Karadeniz Teknik Universitesi; Foreco Technologies S.L; Food And Agriculture Organization Of The United Nations Fao; Wild Resources Limited; Llais Y Goedwig Lbg; Plansinn - Buro Fur Planung Und Kommunikation Gmbh*Joensuun Tuote Ja Vihannes Ky; Instituto De Restauracion Y Medio Ambiente; Fvl Forstwirtschaftliche Vereinigung Luneburg Gmbh; Asamer-Handler & Co Og; Mantau Udo; Reforesting Scotland Lbg

Data de início do projeto: 01-01-2012
Data de fim do projeto: 31-12-2016

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

A Europa definiu uma estratégia clara e ambiciosa (Estratégia Europa 2020) para basear a sua economia em crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Parte deste conceito é iniciar o desenvolvimento para uma economia europeia inovadora, eficiente em termos de recursos e de base biológica (bioecónomia). Esse desenvolvimento deve contribuir para o crescimento económico, ao mesmo tempo em que atenua os efeitos das mudanças climáticas e fornece respostas eficazes para atender à necessidade de energia neutra em carbono. Neste contexto, as florestas europeias e o setor florestal desempenham um papel cada vez mais importante na promoção do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo na Europa, com base na produção de serviços ecológicos e de produtos eco-eficientes de produtos de madeira e não derivados da madeira. Até agora, o setor de base florestal tem sido principalmente construído em torno de produtos à base de madeira. No entanto, também as árvores polivalentes e os produtos e serviços florestais não-madeireiros podem contribuir significativamente para o alcance das metas estabelecidas.

Descritores: Floresta; Carbono; Alterações Climáticas; Pinheiro Manso; Montado


Objetivos visados:

O objetivo do projeto STAR TREE é proporcionar melhor compreensão, conhecimento, orientação e ferramentas para apoiar as partes interessadas relevantes (por exemplo, proprietários florestais, gestores de recursos, empresas, tomadores de decisão, outras entidades públicas e privadas) na otimização da gestão de árvores "multi-objetivo" e desenvolvimento de abordagens inovadoras para aumentar a comercialização e a lucratividade da NWFP para uma economia rural mais competitiva.



Pontos de situação / Resultados:

O projeto considerou o potencial de produtos florestais não-madeireiros (NWFP) e o desenvolvimento do setor de madeira, diferentes contextos socioeconómicos e políticos e características ambientais. Os casos de estudo forneceram uma visão geral do setor NWFP a nível regional e da UE e ajudaram a identificar abordagens inovadoras para a gestão e utilização de MPT e NWFP.O projeto considerou o potencial de produtos florestais não-madeireiros (NWFP) e o desenvolvimento do setor de madeira, diferentes contextos socioeconómicos e políticos e características ambientais. Os casos de estudo forneceram uma visão geral do setor NWFP a nível regional e da UE e ajudaram a identificar abordagens inovadoras para a gestão e utilização de MPT e NWFP.Com base no trabalho desenvolvido, o projeto StarTree atualizou vários modelos de árvore multiuso e NWFP, bem como desenvolveu vários novos modelos. Os modelos que já estavam em desenvolvimento foram focados em pinheiro manso (Pinus pinea L.), sobreiro (Quercus suber L.), cogumelos e bagas. Para o modelo de sobreiro português (SUBER 6.0), as melhorias implicam uma nova função para a estimação do índice de sítios, incluindo as variáveis do solo e do clima, como preditores no módulo de inicialização. No módulo de crescimento e produção de árvores, um modelo para crescimento de altura total de árvores em povoamentos no estágio de regeneração, bem como um novo modelo para previsão de largura de copa foram concluídos.