Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

GRASSMARGINS - Melhorando a produção de biomassa de terras marginais com gramíneas perenes

Entidade líder do projeto: TEAGASC - Agriculture And Food Development Authority
Responsável pelo projeto: Mairéad Esmonde
Site do projeto: https://cordis.europa.eu/project/rcn/101133_en.html
Parceiros:

The Provost, Fellows, Foundation Scholars & The Other Members of Board of The College of The Holy & Undivided Trinity of Queen Elizabeth Near Dublin; Sveriges Lantbruksuniversitet; Aarhus Universitet; Tinplant Biotechnik Und Pflanzenvermehrung Gmbh; Shanghai Institutes for Biological Sciences, Chinese Academy of Sciences; The Establishment of the Russian Academy of Sciences Institute of Cytology and Genetics, Siberian Branch of the Russian Academy of Sciences; Knowledge Now Limited; Instytut Genetyki Roslin Polskiej Akademi Nauk; Dlf Seeds As; The University of Sheffield; The Circa Group Europe Limited.

Data de início do projeto: 01-01-2011
Data de fim do projeto: 31-12-2015

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O aumento da produção e mobilização da biomassa pode ter vários benefícios positivos para a economia da UE e para a sociedade em geral. Estas incluem contribuições para a luta da UE contra as alterações climáticas, garantindo a segurança alimentar europeia (e global), elementos constitutivos de matérias-primas novas e sustentáveis, bem como contribuindo para diversificar as fontes de energia da UE. O cultivo e o fornecimento de biomassa também beneficiarão o crescimento económico da UE a longo prazo e serão um gerador de empregos novos e qualificados, tudo dentro do contexto mais amplo de uma bioeconomia florescente e vibrante.

Descritores: gramíneas; biomassa;  terras marginais


Objetivos visados:

Os objetivos da GrassMargins foram desenvolver e parametrizar modelos de culturas baseadas em processos que possam fornecer previsões confiáveis de assimilação, crescimento e rendimento de carbono de gramíneas perenes em cenários climáticos presentes e futuros e usar mapeamento geográfico combinado com modelagem de nicho ecológico para identificar áreas mais adequadas para a produção de gramíneas rizomatosas perenes em terras marginais. Os modelos de culturas baseados em processos foram usados para identificar características fisiológicas para maximizar a produção de biomassa de gramíneas perenes em terras marginais, reduzir consumos e melhorar a conversão de matéria-prima de biomassa em biocombustíveis e bioenergia.



Pontos de situação / Resultados:

A tolerância a um certo nível de stress é de importância fundamental para a seleção das espécies e variedades de relva mais promissoras para a produção em terras marginais e para a produção em um amplo gradiente climático. A tolerância a sal, seca, inundação, frio e geada foi analisada nas espécies e variedades de gramíneas do projeto com uma gama de metodologias. A diversidade genética existente foi examinada no campo enquanto testes específicos foram conduzidos sob condições controladas em instalações de lisímetro, estufa e câmara climática. Os resultados do projeto mostraram que os rendimentos de gramíneas obtidos de terras marginais nem sempre são inferiores aos rendimentos de boas terras agrícolas. Além disso, em certas circunstâncias, os rendimentos das terras marginais podem exceder os das boas terras agrícolas. Este foi particularmente o caso de Miscanthus cultivado em terras húmidas. Além disso, a produção de gramíneas em terras marginais pode ser estimulada pela adição de altos níveis de fertilizantes azotados, minimizando a lixiviação de nitratos em comparação com culturas anuais, mas os níveis de azoto podem ser reduzidos pela adição de leguminosas às misturas de gramíneas. Este resultado também é muito significativo, uma vez que as restrições ao uso de altos níveis de azoto nas lavouras anuais devido ao não cumprimento dos limites da de uso de nitratos podem tornar a terra que anteriormente era lucrativa para a produção agrícola em terras marginais para a produção agrícola. No entanto, nossos resultados mostraram que essas terras podem continuar a ser produtivas com baixos níveis de perdas de nitrato se o uso da terra for alterado da produção agrícola para a produção de gramíneas perenes.