Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

SENSFOR - Melhorar a capacidade de resiliência dos ecossistemas de floresta de montanha sensível às alterações climáticas

Entidade líder do projeto: University of Oulu, Thule Institute
Responsável pelo projeto: Kari Laine
Site do projeto: http://www.cost.eu/COST_Actions/essem/ES1203
Parceiros:

Democritus University of Thrace, Department of Forestry; Natural Resources Institute; The James Hutton Institute; Forest Research Institute - Bulgarian academy of sciences.

Data de início do projeto: 02-01-2012
Data de fim do projeto: 30-12-2016

Fonte de financiamento : COST ACTION
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Os ecossistemas periféricos das florestas são importantes indicadores de mudança ambiental, porque são fortemente impactados por fatores ambientais, em particular mudanças no clima e no uso da terra, resultando em abandono da terra e reflorestamento de áreas anteriormente sem árvores. Com foco nestes ecossistemas este projeto visa integrar métodos científicos e resultados relacionados com a conservação da biodiversidade e uso sustentável de recursos naturais sob mudanças climáticas e de uso da terra. Este projeto investigará os impulsionadores e a extensão das mudanças ambientais contemporâneas e futuras nas florestas montanhosas europeias, desenvolvendo métodos para estimar sua resiliência e definir as consequências para a sociedade.

Descritores: Floresta; Alterações Climáticas; uso da terra


Objetivos visados:

O principal objetivo do projeto é melhorar a gestão deste tipo de ecossistemas e dos seus serviços associados e para capacitar os stakeholders com ferramentas para lidar com as mudanças futuras no uso do solo e do clima, usando novas abordagens para a integração do conhecimento.



Pontos de situação / Resultados:

Outputs cientificos:

https://www.int-res.com/abstracts/cr/v73/n1-2/