Democritus University of Thrace, Department of Forestry; Natural Resources Institute; The James Hutton Institute; Forest Research Institute - Bulgarian academy of sciences.
Os ecossistemas periféricos das florestas são importantes indicadores de mudança ambiental, porque são fortemente impactados por fatores ambientais, em particular mudanças no clima e no uso da terra, resultando em abandono da terra e reflorestamento de áreas anteriormente sem árvores. Com foco nestes ecossistemas este projeto visa integrar métodos científicos e resultados relacionados com a conservação da biodiversidade e uso sustentável de recursos naturais sob mudanças climáticas e de uso da terra. Este projeto investigará os impulsionadores e a extensão das mudanças ambientais contemporâneas e futuras nas florestas montanhosas europeias, desenvolvendo métodos para estimar sua resiliência e definir as consequências para a sociedade.
Descritores: Floresta; Alterações Climáticas; uso da terra
O principal objetivo do projeto é melhorar a gestão deste tipo de ecossistemas e dos seus serviços associados e para capacitar os stakeholders com ferramentas para lidar com as mudanças futuras no uso do solo e do clima, usando novas abordagens para a integração do conhecimento.
Outputs cientificos: