Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

VISCA - Aplicação: Vineyards, integração inteligente do clima

Entidade líder do projeto: Barcelona Supercomputing Center - Centro Nacional de Supercomputacionn
Responsável pelo projeto: Jose Maria Baldasano
Site do projeto: http://visca.eu/
Parceiros:

Codorniu SA; Institut De Recerca I Tecnologia Agroalimentaries; Stituto Superiore Mario Boella Sulle Tecnologie Dell'informazione e Delle Telecomunicazioni Associazione; Universita Degli Studi di Napoli Federico II.; Azienda Vinicola Michele Mastroberardino SPA; Symington Family Estates, Vinhos, SA; Symington - Vinhos SA; Universidade do Porto; Unite Technique du Semide Geie; Alpha Consultants (Uk) Ltd.

Data de início do projeto: 02-01-2017
Data de fim do projeto: 31-12-2020

Fonte de financiamento : H 2020
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

As uvas são especialmente ameaçadas pela alteração climática, uma vez que diferenças subtis no microclima impactam diretamente no amadurecimento, aumento dos níveis de acidez, maior vulnerabilidade a pragas e doenças, etc., resultando em mudanças no vinho, nomeadamente, qualidade e propriedades. A indústria do vinho precisa, portanto, de adotar medidas de adaptação, e o planeamento de adaptação a longo prazo proporcionará aos produtores uma vantagem significativa que permitirá competir com os concorrentes não europeus. 

Descritores: Vinha; Alterações Climáticas; Adaptação


Objetivos visados:

O principal objetivo do VISCA é tornar as indústrias vitivinícolas do Sul da Europa resilientes às alterações climáticas, minimizando custos e riscos através de uma melhoria da gestão da produção (qualidade e quantidade do produto final). Este objetivo será alcançado com a integração de dados climáticos, modelos fenológicos, modelos de rega e requisitos dos utilizadores finais num Sistema de Apoio à Decisão (SAD) concebido em conjunto com produtores de vinho de Espanha, Itália e Portugal.

O VISCA fornecerá decisões bem fundamentadas de aspetos específicos do planeamento (por exemplo, extração de brotos, colheita, desfolhamento, necessidades mínimas de água) e sugerirá ações preventivas contra eventos extremos e mapas de adequação de longo prazo.



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.