Tornar o soro de queijo, atualmente um excedente industrial, em matéria-prima, e assim utilizá-lo no fabrico de outros produtos nutricionais, a custos mais reduzidos, foi o desafio que uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra superou, e que lhe valeu a atribuição de uma Bolsa de Ignição , financiada pelo INOV C 2020, de fundos oriundos do FEDER.
O objetivo da equipa de que trabalhou nesta solução foi o de melhorar a tecnologia para tratamento do soro que resulta do fabrico do queijo, de forma a aplicá-la na indústria queijeira, sem que esta tenha a necessidade de se readaptar, pois já possui os instrumentos necessários.
As Bolsas de Ignição são direcionadas a investigadores e docentes ligados aos centros de investigação da Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Tomar, para projetos que visem a elaboração de testes ou prototipagem de produtos ou serviços resultantes de investigação científica. ou projetos de valorização comercial de resultados de investigação.
Saiba mais sobre o projeto.