Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Ministério da Agricultura avança com criação de rede de explorações de demonstração

AGRIDEM SHORTO Ministério da Agricultura e da Alimentação tem como uma das propostas para o Orçamento do Estado de 2024 a criação da Rede AGRI-DEM. Esta iniciativa visa fortalecer a colaboração entre os agentes do setor agrícola, promovendo a troca de conhecimento e a adoção eficiente de inovação na agricultura.

A Rede AGRI-DEM, promovida pela Rede Rural Nacional, tem como objetivo a implementação de uma rede de explorações de demonstração, sendo que a primeira delas, a Rede-AGRI-DEM_Solo, já está em curso. Contando com o apoio da Parceria Portuguesa para o Solo e do Grupo de Trabalho da Inovação, a primeira ação de demonstração ocorreu em julho passado na Quinta da Covela, em Baião.

Esta ação inaugural marcou o início da implementação da rede de explorações de demonstração, focada na adoção de inovação e boas práticas para a melhoria da saúde do solo nos setores agrícola e florestal. Destacam-se, nesse processo, o intercâmbio de conhecimentos e a aprendizagem entre os participantes, conforme anunciado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

De acordo com o relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2024, o Ministério da Agricultura compromete-se a fortalecer e promover um Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola. Isso será alcançado através do incremento do apoio técnico e da transferência do conhecimento e da inovação para atender às necessidades e oportunidades do setor agrícola e florestal.

Além disso, o Ministério pretende dinamizar a organização da produção, com foco no ganho de escala e no aumento do rendimento dos agricultores, através das organizações e cooperativas de produtores multiprodutos. Também estão nos planos promover a formação e o aperfeiçoamento profissional dos agentes econômicos e sociais, bem como a produção nacional, a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, as cadeias curtas de abastecimento, a valorização dos produtos de qualidade e da dieta mediterrânica.

Para o ano de 2024, o Ministério da Agricultura visa, igualmente, promover o regadio eficiente e sustentável, com um efeito multiplicador no desenvolvimento econômico e social dos territórios envolventes.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos