Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa: o lançamento do projeto GOFORESTS

goforestPor toda a Europa, existem centenas de pequenos projetos promovidos por pequenos grupos de agricultores, investigadores, gestores florestais, associações ambientais e comunidades locais, que partilham o mesmo objetivo: promover a inovação e as boas práticas nos setores florestal e agroflorestal. Algumas destas iniciativas enquadram-se em “Grupos Operacionais” (GO) e são normalmente financiadas por fundos regionais e europeus, no âmbito da plataforma EIP-AGRI.
No entanto, as inovações e boas práticas desenvolvidas, tendem a permanecer nos ambientes locais e não chegam a outras comunidades europeias ou GOs além das fronteiras nacionais, perdendo-se preciosos conhecimentos e experiências. O projeto GOFORESTS tem como missão dar resposta a este problema, ligando dezenas de GO em toda a Europa, e favorecendo a transferência de conhecimento e boas práticas entre especialistas dos setores florestal e agroflorestal em 9 estados-membros. Os parceiros do GOFORESTS reunirão GOs existentes de diferentes países, com foco em cinco tópicos principais: 
• Mobilização de madeira - aumento do valor da produção e oferta global de madeira de florestas privadas. 
• Adaptação das florestas às alterações climáticas - encontrar novas soluções para ajudar os silvicultores a adaptarem-se aos efeitos das alterações climáticas. 
• Manejo florestal sustentável e serviços do ecossistema - promovendo as práticas que equilibram a exploração madeireira com fins lucrativos com objetivos ambientais e sociais. 
• Produtos florestais não madeireiros - desenvolver e divulgar novos modelos de negócios voltados para o fornecimento de produtos não madeireiros. 
• Agrofloresta - aumentar a atenção sobre a necessidade de conceber e implementar medidas de política de apoio adaptadas ao sistema produtivo agroflorestal. 
 
O projeto GOFORESTS coletará, compartilhará e disseminará conhecimento relacionado a inovações. Isso será feito por meio do fornecimento de materiais de divulgação personalizados acessíveis por meio de plataformas existentes, bem como materiais de capacitação desenvolvidos de acordo com as necessidades regionais identificadas e transferidos para onde a inovação pode encontrar novas aplicações. 
Os resultados e atividades do projeto (incluindo oficinas internacionais e nacionais) beneficiarão profissionais florestais e agroflorestais, bem como formuladores de políticas, fornecendo informações valiosas sobre como refinar políticas regionais, oportunidades de financiamento e medidas específicas da PAC. 
 
O projeto GOFORESTS acaba de começar, com a reunião inicial em Florença no dia 6 de fevereiro de 2023. O Consórcio é liderado pela Universidade de Florença, Departamento de Agricultura, Alimentação, Meio Ambiente e Florestas, e tem 17 parceiros de 9 países: Fundacion Centro de servicios y promocion forestal y de su industria de Castilla y Leon - CESEFOR (Espanha), European Forest Institute - EFI (Finlândia), Steinbeis 2i GmbH – S2i (Alemanha), Gozdarski Institut Slovenije – GIS (Eslovênia), Centre National de la propriete forestiere - CNPF (França), Associação dos Produtores Florestais do Vale do Sado - ANSUB (Portugal), Federació Catalana d'Associacions de Propietaris Forestals - BOSCAT (Espanha), Latvijas Logistikas Asociacija – LLA (Letónia), Bayerisches Staatsministerium fur Ernahrung, Landwirtschaft und Forsten - StMELF-LWF (Alemanha), Solutopos Recursos e Desenvolvimento - Solutopus (Portugal), Regione Toscana -RT (Itália), ETA Florence Renewable Energies (Itália), Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências - FC. ID (Portugal), Centar Kompetencija doo za Istrazivanje i Razvoj - CEKOM (Croácia) e Universidad de Santiago de Compostela -USC (Espanha). O projeto GOFORESTS recebeu o financiamento do programa Horizon Europe ao abrigo do Grant Agreement n. 101086216.
 
Contacts: 
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
 
Informação enviada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, menbro da RRN
 

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos