Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

BRANCHES - Projeto financiado pela União Europeia

d058d5d4 a22c 4b90 a2bd da16a49dbb47O projeto BRANCHES é financiado pela UE e trabalha para aumentar o fluxo de informações, novas ideias e tecnologias entre os profissionais agrícolas e florestais europeus, especialmente nas áreas rurais.

Reunindo 12 parceiros e mais de 30 organizações, incluindo empresas, associações, ministérios, conselhos e federações, o projeto BRANCHES irá sintetizar, partilhar e apresentar as melhores práticas existentes e os resultados de investigação de projetos europeus e nacionais, anteriores e em curso, para promover a bioeconomia e o desenvolvimento através de novas iniciativas de base biológica. O projeto também apresentará histórias de sucesso em relação às cadeias de abastecimento de biomassa florestal e agrícola.

O projeto visa a implementação de novas tecnologias de baixo custo, a mobilização de mais biomassa e a criação de oportunidades de negócios inovadores em áreas rurais, melhorando e fortalecendo os vínculos entre a prática da bioeconomia e da ciência. O projeto garantirá a comunicação por meio do fluxo bidirecional de informações, para a transferência de ideias e tecnologias entre cientistas e profissionais da agricultura e silvicultura em áreas rurais.  Integrará conhecimentos selecionados sobre cadeias de suprimento de biomassa florestal e agrícola com tecnologias inovadoras disponíveis e casos de melhores práticas para soluções de bioeconomia com sistemas de conversão de bioenergia num contexto bioeconómico mais amplo. Em todos os países da UE, as estratégias existentes e as melhores tecnologias disponíveis serão apresentadas em formatos de fácil compreensão através das redes temáticas nacionais lançadas pelo projeto BRANCHES. 

O Projeto BRANCHES pretende:

  • Resumir, compartilhar e entregar as melhores práticas existentes e resultados de pesquisas;
  • Aumentar a implementação de novas tecnologias de baixo custo;
  • Mobilizar mais biomassa e gerar novas oportunidades de negócios nas áreas rurais, melhorando e fortalecendo o vínculo entre a prática e a ciência da bioeconomia;
  • Desencadear fluxos de informação sobre novas oportunidades e tecnologias para agricultores e operadores florestais;
  • Destacar as necessidades empreendedoras e os elementos relevantes para os profissionais, reunindo experiências de pesquisa e desenvolvimento e os dados das práticas implementadas pelos profissionais;
  • Promover a bioeconomia e o desenvolvimento rural por meio de novas iniciativas de base biológica, através de redes e métodos de pesquisa participativa para mostrar as melhores práticas e soluções tecnológicas económicas.

O conhecimento selecionado sobre as cadeias de abastecimento de biomassa florestal e agrícola será integrado com casos de boas práticas e novas tecnologias disponíveis, para conversão de bioenergia num contexto bioeconómico mais amplo, e as solicitações e as necessidades dos profissionais serão recolhidas através de oficinas e reuniões.
Em todos os países da UE, as estratégias existentes e as suas melhores tecnologias disponíveis serão resumidas e compartilhadas com os cinco países do projeto (Finlândia, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha), existindo ainda outras 5 redes colaborativas, que se encontram estabelecidas em Portugal, Lituânia, Letónia, República Checa, Eslováquia.

Acompanhe o projeto aqui.

 

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos