Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Grupo Focal COTArroz 2023

DSC 0568O COTArroz – Centro de Competências do Arroz, realizou no passado dia 11 de janeiro, em Salvaterra de Magos, o Grupo Focal 2023. Esta iniciativa promovida pela Direção do COTArroz-CC, cuja sessão de abertura foi presidida por Francisco Dias (COTArroz) e Benvindo Maçãs (INIAV I.P), contou com a presença de cerca de 40 participantes.

A primeira parte da dinâmica, que se focava na apresentação das linhas mais avançadas do Programa de Melhoramento dos tipos carolino, médio e agulha, foi levada a cabo pela equipa do Programa do INIAV e do COTArroz. Todos os participantes tiveram acesso à informação dos principais parâmetros produtivos e industriais das 22 linhas que estão na linha da frente do Programa de Melhoramento Genético do arroz.

Após a apresentação das linhas, os participantes foram divididos em grupos, e procederam à avaliação destas mesmas linhas.

As caraterísticas avaliadas incidiram sobre o ciclo, resistência a doenças, produção, rendimento industrial, biometria, vitreosidade e tempo de cozedura.

Os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer uma amostra de arroz branqueado para avaliação do potencial do grão.

No final foram apresentados os resultados da dinâmica, com os objetivos do Grupo Focal a serem alcançados com êxito. Na base da sessão estava um Melhoramento Participativo, em que todos os participantes se focaram na discussão das principais características de interesse e na aferição de critérios de seleção do Programa de Melhoramento de Arroz.

Neste dia de relevante importância para o setor do arroz, deu-se mais um passo para o bom desenvolvimento do Programa de Melhoramento Genético Português. A realização desta ação, permitiu ao Centro de Competências do Arroz dar garantias daquela que é a sua missão. O Grupo Focal, que numa ótica de definição de metas e iniciativas num trabalho conjunto entre os diferentes agentes dos setores agrícola e agroalimentar, mostrou uma vez mais ser uma tipologia de divulgação vencedora, no que toca à inovação que se faz no setor.

DSC 0517DSC 0524  DSC 0541

Informação enviada pelo COTArroz - CC, membro da Rede Rural Nacional

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos