De há muito que o morango é um fruto altamente apetecível pelo consumidor português e com tradição na produção, porém, a cultura continua a ter uma expressão reduzida em Portugal. O país não é autossuficiente e importa anualmente entre 16 a 20 mil toneladas. O seminário Morango, subordinado ao tema ‘Haverá fileira em Portugal?’ pretende juntar os diversos atores intervenientes da Fileira do Morango (viveiristas, produtores, empresas de distribuição e de comercialização, técnicos, investigadores e demais agentes) para promover a discussão e análise do setor de modo a contribuir para a sua revitalização de forma ativa, sustentada, inovadora e competitiva.
O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.) em colaboração com a Hortitool Consulting Lda. e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional - Centro de Competências (COTHN-CC) e decorrerá no dia 18 de janeiro de 2022, no Auditório do INIAV, em Oeiras.
Os temas em debate abordarão o estado da fileira, o setor viveirista (plantas e variedades) e inovação e competitividade da produção à escala nacional e global.
Pretende-se analisar a fileira do morango em Portugal, reunindo todos os agentes nacionais e estrangeiros intervenientes na fileira desde viveiristas, empresas produtoras, de distribuição e de comercialização e técnicos, de modo a promover um amplo espaço de debate capaz de contribuir para o lançamento de estratégias de inovação e competitividade, indispensáveis para a sustentabilidade num contexto de alterações climáticas.
Consulte o folheto de divulgação.
Toda a informação em https://www.morango-haverafileiraemportugal.pt/