Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

RRN promove Itinerário Técnico com foco na Agricultura de conservação

IT HerdadeParreira siteA Herdade da Parreira, exploração agropastoril localizada na freguesia do Ciborro, em Montemor-o-Novo, acolheu em junho passado o primeiro Itinerário Técnico da Rede Rural Nacional. A iniciativa contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre técnicos, agricultores e representantes da administração pública, e teve o propósito de exemplificar como uma exploração pode atingir objetivos de sustentabilidade económica e ambiental.

Nuno Marques, responsável da Herdade da Parreira, fez a apresentação da exploração e dos objetivos de sustentabilidade económica, assim como as ações adotadas pela exploração para promover a adaptação e mitigação às alterações climáticas.

Esta iniciativa contou também com a presença do Professor Mário Carvalho, que transmitiu aos presentes a sua visão sobre o sistema de agricultura de conservação, ao qual se seguiu uma deslocação a um perfil de solo, para a sua observação e análise.

Conclui-se que, com introdução em 2003 de algumas práticas de conservação como a rotação de culturas, a sementeira direta e a manutenção de resíduos no solo, levou a uma clara melhoria das características do solo, como pode testemunhar no vídeo realizado no dia do evento, disponível aqui.

A rede de itinerários técnicos em explorações agrícolas, agropecuárias e agroflorestais, visa promover a troca de conhecimento, a aprendizagem cruzada entre atores e a adoção eficiente da inovação no setor agrícola, através de demonstrações técnicas entre pares, na área da agroecologia.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos