Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projeto DESAGRO 4.0 promove Seminário: Fruticultura e Viticultura de Precisão

desagro4.0 logoA RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural promove no dia 27 de julho um seminário sob o tema “Fruticultura e Viticultura de Precisão”, no âmbito do projeto DES AGRO 4.0. O evento, com início às 9h30, será realizado em formato híbrido, online e presencialmente no Fundão, na Sala da Imprensa do Casino Fundanense.

O evento contará com uma palestra técnica sob o tema “Fruticultura e Viticultura de Precisão” dinamizada pelo Professor Doutor Ricardo Braga, coordenador científico do projeto, investigador e professor no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa .
Serão, também, produtos e serviços inovadores na área da agricultura de precisão, em particular, para as fileiras frutícola e vitícola, aplicando as novas tecnologias ao serviço de uma maior eficiência na utilização dos recursos e que possibilitem acrescidos fatores de competitividade e rentabilidade.

O seminário terminará com uma mesa redonda de investigadores da academia para reflexão e partilha sobre as vantagens da digitalização das explorações agrícolas.

O projeto DESAGRO 4.0 é uma rede de cooperação que pretende identificar e promover a incorporação de novas tecnologias baseadas na IoT (Internet of Things) nos sectores agroalimentar e agroindustrial das regiões da Cova da Beira e Douro Verde e tem como missão dotar as PMEs dos territórios e setores alvo com competências e conhecimento que as ajudem a implementar modelos de negócio inteligentes na sua atividade.
O projeto DESAGRO 4.0 pretende colmatar as falhas identificadas no setor, combatendo o desconhecimento das PME dos territórios visados acerca de tecnologias aplicáveis aos seus negócios e à sua dimensão económica e fomentando o setor agroalimentar e agroindustrial a aderir e implementar uma intensa componente de tecnologia avançada.

A Agricultura 4.0 é um conceito que deriva da Indústria 4.0 e que aponta para a digitalização dos processos de produção e captação de dados (como por exemplo o clima ou o solo) a partir de dispositivos de IoT (Internet of Things, ou em português a Internet das Coisas). É um conjunto de tecnologias digitais integradas e conectadas através de sistemas e equipamentos que possibilitam a otimização da produção agrícola em todas as suas etapas.

O projeto DESAGRO 4.0 resulta de uma parceria entre a RUDE - Associação de Desenvolvimento Rural, a DOLMEN – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Programa

A inscrição para o evento é gratuita, mas obrigatória e deve ser feita através do website do projeto em www.desagro-iot.pt

ou diretamente através dos seguintes links
👉 Inscrição presencial https://bit.ly/36PGtLJ
👉 Inscrição virtual https://bit.ly/3rpbbER

Noticia enviada RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos