Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Sector Agroflorestal nacional mobiliza-se em torno da temática das Alterações Climáticas

logo Acao climaticaAs Alterações Climáticas constituem uma realidade e uma prioridade, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade, como tem ficado bem patente nos últimos dias em vários locais do mundo.
Os estudos efectuados indicam que Portugal e a região mediterrânica se encontram entre as zonas europeias com maior exposição e vulnerabilidade aos impactes das Alterações Climáticas.

O aumento das temperaturas, as mudanças nos padrões de precipitação, o aumento da variabilidade e irregularidade climática, bem como a maior frequência, persistência e intensidade de eventos extremos, conduzem a um aumento dos riscos potenciais e da vulnerabilidade dos nossos sistemas de produção agrícola e florestal.

O Acordo de Paris alcançado em 2015 estabeleceu objetivos de longo prazo de contenção do aumento da temperatura média global a um máximo de 2°C acima dos níveis pré-industriais até 2050, com o compromisso por parte da comunidade internacional de encetar todos os esforços para que esse aumento não ultrapasse 1,5°C, valores que a ciência define como máximos para se garantir a continuação da vida no planeta sem alterações demasiado gravosas.

Da mesma forma, a recente aprovação da primeira Lei Europeia do Clima pela Comissão Europeia, sob a presidência Portuguesa, visa verter em lei o objetivo estabelecido no Pacto Ecológico Europeu de neutralidade climática até 2050. Com este novo quadro legal pretende-se garantir que todas as políticas da UE estejam alinhadas com este objetivo e que todos os setores da economia e da sociedade participem ativamente neste desiderato.

Face aos evidentes e crescentes desafios que se colocam ao nosso país, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desafiou o Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal (CNCACSA), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para apresentarmos um projecto nacional transversal a diversas culturas e regiões, que mobilize e una todo o sector agro-florestal em torno das Alterações Climáticas, denominado “Ação Climática - Avaliação, Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas no Sector Agroflorestal”.

Dada a importância desta iniciativa para o nosso país, foram convidadas 45 Entidades entre as quais Instituições do meio Científico-Académico, Organizações de Agricultores e de Produtores Florestais e os principais Organismos da Administração Central do Estado, num claro sinal de união e concertação de esforços em torno de uma temática tão relevante para o nosso país como são as Alterações Climáticas.

Cientes dos desafios que se colocam ao nosso país, terá assim lugar no próximo dia 27 de Julho, no auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, sito no Campus de Campolide, em Lisboa, uma Conferência que reúne alguns dos principais especialistas nacionais em Alterações Climáticas, subordinada ao tema “Alterações Climáticas: que desafios para o sector Agroflorestal nos próximos anos?”.

Durante esta iniciativa será assinado um Protocolo de Entendimento entre todas as Entidades que aceitaram participar neste mobilizador projecto.

Consulte o Programa da Conferência AQUI

Nota: Devido às limitações impostas pela COVID19, a participação presencial nesta Conferência está limitada a convidados, estando no entanto e nesta fase a avaliar-se a hipótese de a mesma ser transmitida via plataformas digitas.

Nota de Imprensa do CNCACSA

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos