Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projeto H2020 "SOILGUARD"

SoilO projeto "Soilguard", financiado pela UE ao abrigo do programa Horizonte 2020, visa impulsionar a gestão sustentável do solo para libertar o potencial da biodiversidade do solo e aumentar o bem-estar ambiental, económico e social.

É necessária uma ação urgente para integrar as práticas de gestão sustentável do solo e a percepção da biodiversidade do solo como uma solução fundamental baseada na natureza (NBS) para a degradação da terra e os fenómenos resultantes das alterações climáticas. Este conceito está intimamente ligado às práticas de gestão sustentável do solo (SSM). As práticas de SSM são os meios para estimular a biodiversidade do solo e maximizar o seu papel como um NBS. No entanto, a nossa capacidade de realizar avaliações confiáveis e abrangentes da biodiversidade do solo é insuficiente e representa um novo desafio para aumentar o impacto das práticas de SSM.

O objetivo do projeto "Soilguard" é estimular o uso sustentável da biodiversidade do solo, a fim de proteger a multifuncionalidade dos solos e aumentar o bem-estar económico, social e ambiental. Isso será alcançado através da coleta de fortes evidências das ligações entre a gestão do solo, a biodiversidade do solo, a multifuncionalidade do solo e o bem-estar humano em diferentes regiões biogeográficas. Essa evidência será obtida por meio de uma estrutura holística inovadora sobre bem-estar e biodiversidade do solo. O "Soilguard" avaliará a situação da biodiversidade do solo e sua contribuição para o fornecimento e valor dos serviços ecossistémicos mediados pelo solo (ES) em relação às ameaças de degradação da terra, gestão insustentável do solo e alterações climáticas.

A Organização de Proprietários de Terras Europeus (ELO) será responsável pela comunicação e divulgação do projeto e estará envolvida na co-concepção do plano estratégico.

O projeto reúne 25 parceiros de 18 países diferentes (Espanha, França, Suíça, Holanda, Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Letônia, Hungria, Finlândia, Irlanda, Argentina, Camarões, Tailândia, Grécia, Suíça, Reino Unido), teve inicio a 1 de junho de 2021 e finalizará a 31 de maio de 2025.

Mais informações sobre o projeto aqui

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos