Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Resultados do questionário sobre a Execução das Operações Florestais do PDR2020 divulgados pelo Centro PINUS.

Centro PinusEm janeiro de 2021 o Centro PINUS publicou um relatório sintetizando a informação pública relativa à execução das operações disponíveis para o sector florestal no PDR2020.

Esse relatório, disponível neste link, evidenciou que, apesar da introdução dos anúncios regionalizados, o acesso ao PDR2020 ainda se concentra sobretudo no sul do país, com 50% das verbas contratualizadas no Alentejo (NUTIII Lezíria do Tejo, Baixo Alentejo, Alentejo Central e Médio Tejo).

A execução das “operações florestais” consideradas foi inferior à execução global do PDR2020, quer considerando a taxa de compromissos, quer a execução financeira. Para as 3 operações que, em conjunto, representavam 91% do valor contratualizado (8.1.3; 8.1.4 e 8.1.5) verificava-se que a taxa de execução financeira variava entre 28 a 43%.

O Centro PINUS promoveu uma reunião com os seus associados, que incluem as organizações com mais experiência na utilização do PDR2020, para analisar as causas dos factos descritos. Por sugestão dos associados e com o seu apoio, o Centro PINUS desenvolveu um questionário para compreender melhor os principais estrangulamentos no acesso e na execução do PDR2020.

Os critérios de acesso ao PDR2020 (VGO), a excessiva burocracia e a instabilidade e dificuldade de interpretação dos avisos foram considerados os estrangulamentos mais importantes no acesso ao PDR2020 pelos inquiridos. Já na execução do PDR2020, a ausência ou insuficiência de esclarecimentos pelas entidades públicas envolvidas e dificuldades associadas à submissão e análise dos pedidos de pagamento e ao período de reembolso foram os mais assinalados.

Conheça os resultados em www.centropinus.org.

Noticia enviada pelo Centro PINUS, membro da Rede Rural Nacional

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos