O ATF - Animal Task Force, publicou a sua nova Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (SRIA) para um setor pecuário sustentável e competitivo na Europa.
Esta Agenda resulta em grande parte do ATF Vision Paper (Documento de Visão da ATF) e visa fornecer sugestões de prioridades para R&I (investigação e inovação) no âmbito do Horizon Europe, tendo em vista um setor pecuário Europeu eficiente em termos de recursos, sustentável, competitivo e seguro, promovendo sistemas alimentares mais sustentáveis.
Foi desenvolvido pela Presidência e Secretariado do ATF em consulta com os membros do ATF durante 2019 e 2020 com base nos resultados das reuniões, workshops e eventos do ATF e alinha-se com os objetivos estabelecidos no Acordo Verde, em particular no que diz respeito às comunicações sobre as estratégias Farm to Fork e a Biodiversidade.
Alguns tópicos foram desenvolvidos em colaboração com as Plataformas Tecnológicas Europeias (ETPs), nomeadamente, Plants for the Future, TP Organics, Food for Life, e discutidos com a EATiP para permitir uma abordagem mais sistémica e holística da contribuição da produção animal para sistemas alimentares mais sustentáveis. Este documento foi também inspirado pela abordagem estratégica à Investigação & Inovação Agrícola da UE (Comissão Europeia), a participação do ATF nos eventos FACCE-JPI e HDHL-JPI, trocas de pontos de vista com as DGs da CE (nomeadamente DG Agri, DG RTD, DG Envi , DG Clima, DG Connect, DG Sante), membros do Parlamento Europeu e representantes da FAO. Foram também consultados diversos intervenientes a nivel nacional e europeu, indústria, organizações de agricultores, agências ou organizações da cadeia de valor, ONGs, grupos de reflexão, organizações internacionais, etc.
Esta agenda (SRIA) apresenta áreas-chave e sugere prioridades para a investigação e inovação e os seus impactos globais esperados. O âmbito da Agenda Estratégica de Investigação e Inovação é a pecuária europeia, incluindo herbívoros (ruminantes, cavalos, coelhos) e monogástricos (suínos, aves). O "Crescimento Azul" e aquicultura (abordado pela Plataforma Europeia de Tecnologia e Inovação Aquícola, EATiP), pesca, caça, animais de companhia e abelhas para mel não são considerados. No entanto, reconhecemos plenamente que as inter-relações entre as economias verde e azul devem ser cuidadosamente consideradas para se conseguir uma alimentação e agricultura europeias sustentáveis. A criação e produção de insetos para alimentação animal é abordada no contexto da economia circular.
Consulte a Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (pdf)
A ATF irá realizar no próximo dia 20 de Maio das 14:00 às 15:30 CET (13:00 às 14:30 Portugal) um webinar para apresentação da nova Agenda.
A inscrição é gratuita mas obrigatória. Registe-se aqui
Fonte: ATF