Vai ter lugar em S. Brás de Alportel, no dia 10 de maio das 9h30 às 18h00, nas instalações da NEXTIN: Espaço de trabalho colaborativo da In Loco, na Av da Liberdade, 101, uma oficina de capacitação que pretende mudar a mente e preparar as mãos para a transição para um novo modelo de turismo na região.
A Associação In Loco está ciente dos problemas ambientais e sociais e das mudanças globais com que nos deparamos atualmente e dá o mote a esta formação centrada no ecoturismo, na sustentabilidade e na utilização dos recursos locais.
Para alcançar um resultado mais eficaz, esta oficina foi desenhada em B-Learning, ou seja, para além do dia de formação presencial, (10/05/21) inclui também o desenvolvimento de atividades à distância, antes e depois do dia 10.
Espera-se assim que os participantes possam:
(a) Adquirir as ferramentas base para a criação de novos produtos de ecoturismo;
(b) Entender como implementar formas mais sustentáveis de turismo;
(c) Identificar novos recursos locais com potencial turístico;
(d) Ganhar competências para desenhar e implementar num dado território novos produtos de ecoturismo.
De entre os conteúdos a tratar na oficina, podemos salientar:
Esperam-se participantes de todo o Algarve e do Baixo Alentejo, em particular agentes turísticos, técnicos de turismo de autarquias e de associações locais, futuros empreendedores em ecoturismo, estudantes de turismo e todos os interessados em contribuir para uma maior sustentabilidade do turismo.
O curso será facilitado por Pedro Morais (www.pedromorais.eu), consultor e formador em ecoturismo e sustentabilidade com formação superior em agricultura, educação e ecologia. Foi durante mais de uma década docente da licenciatura e do mestrado em Ecoturismo e realizou a sua tese de doutoramento sobre a componente educativa do ecoturismo.
A inscrição pode ser realizada até ao dia 20 de Março de 2021 no site da In Loco (www.in-loco.pt), no evento do Facebook https://fb.me/e/2uoR9IIEK , ou diretamente neste formulário:(https://forms.gle/knPFUnFnGVSFovuM9 ).