P-Bio
O Agrobiotech é um estudo elaborado colaborativamente entre a CAP e a P-BIO sobre a aplicação e a utilização da biotecnologia na agricultura e que pretende desenvolver uma estratégia comum para fomentar a inovação biotecnológica no sector agrícola e agro-alimentar, mapeando as iniciativas, produtos e modelos de negócio.
O estudo Agrobiotech propôs-se abordar a utilização e a aplicação da biotecnologia na Agricultura, Alimentação e Floresta.
Objetivo de fomentar a elaboração de uma estratégia comum que tire proveito das capacidades instaladas no país, tanto na biotecnologia como na agricultura, promovendo a modernização da produção agro-alimentar e florestal e a competitividade do sector, através do desenvolvimento de novos produtos diferenciados e de soluções para o aumento de rendimento e valorização de recursos.
O estudo AgroBioTech, numa primeira fase, mapeou e compilou os principais actores que desenvolvem soluções biotecnológicas aplicadas aos sectores agrícola, agro-alimentar e florestal português, bem como caracterizou as soluções, iniciativas, produtos, modelos de negócio, barreiras e oportunidades de inovação biotecnológica aplicada a estes sectores a nível nacional. A análise de toda esta informação recolhida foi reflectida num documento de posição conjunto, com o intuito de influenciar junto das autoridades nacionais com competências nesta área a aplicação das políticas e mecanismos que melhor contribuam o desenvolvimento e a incorporação desta inovação.
O estudo AgroBioTech teve como objetivo promover o uso da biotecnologia na agricultura de forma sustentável e inovadora ressaltando que a aplicação da biotecnologia na agricultura enfrenta desafios éticos, regulatórios e de segurança ambiental sendo os principais desafios identificados a falta de conhecimento sobre as ferramentas biotecnológicas disponíveis, a falta de comunicação entre pesquisa e produção agrícola, a complexidade da legislação e regulamentação e a dificuldade de acesso a financiamento. O propõe ainda ações de sensibilização e desenvolvimento de literacia sobre biotecnologia, melhoria da comunicação entre pesquisa e produção, simplificação da legislação e regulamentação e a otimização de mecanismos de financiamento. A CAP e a P-BIO pretendem continuar colaborar para superar esses desafios e promover um efetivo desenvolvimento e adoção de soluções biotecnológicas na agricultura.
DOCUMENTOS