Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

RIAAC-AGRI - Rede de impacto e adaptação às alterações climáticas no território nacional, nos sectores agrícola, agroalimentar e florestal

Entidade líder do projeto: ANPROMIS
Responsável pelo projeto: Tiago Silva Pinto
Parceiros:

Instituto Superior de Agronomia (ISA, Ulisboa); União da Floresta Mediterrânica (UNAC); Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR); Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)

Data de início do projeto: 01-01-2018
Data de fim do projeto: 31-12-2020

Fonte de financiamento : PDR 2020
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

As alterações climáticas são identificadas como “uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam”, tal como reafirmado na RCM nº 24/2010, de 1 de abril, que aprovou a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC). Constituem, por isso, um dos principais desafios para o desenvolvimento da humanidade, havendo um consenso alargado sobre a necessidade de adotar estratégias que facilitem a adaptação da sociedade às novas condições do clima.

A agricultura, o setor agroalimentar e as florestas em Portugal são particularmente vulneráveis às alterações climáticas, tendo uma dupla premência na necessidade em estabelecer um trajeto para fazer face ao desafio que estas alterações impõem: por um lado, são atividades biológicas fortemente dependentes das condições climáticas; por outro, as projeções científicas para a região mediterrânica apontam para alterações do clima com efeitos muito nefastos na produção vegetal e animal. De facto, a região mediterrânica é uma das que se prevê serem mais afetadas, tal como reconhecido pela Comissão Europeia.Como resposta à necessidade de preparar o País para fazer face ao impacto crescente das alterações do clima, e à necessidade de promover medidas de adaptação a estas alterações, o Governo Português aprovou, em 2010, a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas - ENAAC.


Objetivos visados:

O projeto RIAAC-AGRI pretende transferir boas práticas e novos conhecimentos para qualificar as empresas e a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural no que respeita à adaptação às alterações climáticas, recolhendo de forma exaustiva informação científica existente nesta área, através da consulta de projetos de investigação e artigos científicos. A informação recolhida será compilada e tratada, e posteriormente divulgada junto do sector agrícola, agroalimentar e florestal, em formatos clara e facilmente assimiláveis pelos diferentes agentes dos setores identificados. O objetivo do projeto vai, assim, claramente ao encontro da área de Intervenção 4 da Rede Rural Nacional - Observação da agricultura e dos territórios rurais.

Por outro lado, é ainda objetivo desta candidatura efetuar um levantamento exaustivo das necessidades de inovação existentes nesta área de forma a podermos ir de encontro às reais necessidades do sector agrícola, agroalimentar e florestal, numa área tão sensível como é a problemática das alterações climáticas.

Sem prejuízo de outras prioridades que sejam acordadas no decorrer dos trabalhos, esta candidatura irá:

I. Fazer um levantamento exaustivo da informação científica existente nesta área, através da consulta de projetos de investigação, artigos científicos, papers;

II. Disponibilizar na plataforma do GPP a informação recolhida, que centralize informações, progressos e a interação de atores no âmbito da adaptação às alterações climáticas em Portugal, levando em linha de conta a possível ligação a plataformas congéneres na União Europeia;

III. Adotar planos de comunicação tendo em vista a sensibilização do sector agrícola, agroalimentar e florestal em relação às alterações climáticas, desenvolvendo diversos conteúdos de promoção e disseminação de resultados (manual de recomendações, catálogos de projetos de referência, vídeo temático, folhetos) de fácil compreensão pelos interessados.


Sumário do plano de ação:

Transferência boas práticas e novos conhecimentos para qualificar as empresas e a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural no que respeita à adaptação às alterações climáticas, recolhendo de forma exaustiva informação científica existente nesta área, através da consulta de projetos de investigação e artigos científicos.


Pontos de situação / Resultados:

Os resultados preliminares do projeto incluem:

•Criação de uma base de dados com projetos relacionados com a temática das alterações climáticas, com especial incidência nas fileiras do regadio, milho, sorgo, tomate de indústria e floresta, contendo, atualmente, 196 projetos, e está disponível em: https://inovacao.rederural.gov.pt/projetos/alteracoes-climaticas

•Criação de uma base de dados com artigos científicos relacionados com a temática das alterações climáticas, focada, novamente, nas mesmas culturas e sectores, contendo, atualmente 298 artigos, e disponível em: http://www.rederural.gov.pt/centro-de-recursos/category/16-riaac

• Divulgação dos resultados do projeto em conferências internacionais.

• Divulgação dos resultados do projeto através da elaboração de catálogos contendo os principais projetos identificados para os setores do regadio, milho, sorgo, tomate de indústria e floresta.

• Pretende-se ainda elaborar reuniões com stakeholders de cada fileira para analisar a informação selecionada e produzir recomendações de boas práticas na adaptação às alterações climáticas.

• Elaboração de documentos (brochuras) que sintetizem as recomendações de boas práticas identificadas para cada setor.

• Webinar “Alterações Climáticas: que desafios para o sector agroflorestal nacional?", 18 Dezembro 2020. Programa

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos