TerrAlimenta

Entidade líder do projeto: ESDIME
Responsável pelo projeto: Marta Cortegano
Parceiros / Centro de Competências:
CIMBAL; Alentejo XXI; Terras do Baixo Guadiana; Terras Dentro; Rota do Guadiana; Câmara Municipal de Mértola e Terra Sintrópica.
 
Breve descrição:
   O projeto tem como temas prioritários a alimentação sustentável, dieta mediterrânica e combate ao desperdício alimentar.
  Pretende-se que seja um veículo de capacitação e sensibilização de stakeholders, que impulsione a ação e inteligência coletiva regional na definição e implementação futura de um Sistema Alimentar Territorializado (SAT), que assegure uma alimentação saudável e sustentável, tendencialmente baseada na dieta mediterrânica e na produção local, apostando nas cantinas de restauração coletiva (públicas e privadas), como principais veículos de mudança.
 
Data de início do projeto: 01-03-2023
Data de fim do projeto: 31-08-2024
Área Geográfica de Intervenção : Baixo Alentejo
Financiamento: 168 128,37€
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:
Partindo da necessidade de assegurar sistemas alimentares mais sustentáveis, o projeto considera que as cantinas de restauração coletiva podem ser a melhor oportunidade para promover uma dieta de base mediterrânica, diminuir o desperdício alimentar e promover escolhas alimentares mais informadas, saudáveis e sustentáveis.
 
Objetivos visados:
  • Fortalecer e impulsionar a ação coletiva regional para a implementação de Sistemas Alimentares Territorializados que promovam uma alimentação sustentável, saudável e tendencialmente de base local;
  • Promover uma aprendizagem colaborativa para a qualificação dos stakeholders do Baixo Alentejo, através do intercâmbio de experiências com agentes com reconhecida experiência e ação nesta matéria;
  • Fomentar a inteligência coletiva regional e definir um modelo de governança para um SAT.
 
Sumário do plano de ação:
  O projeto tem como temas prioritários a Alimentação sustentável, Dieta mediterrânica e Combate ao desperdício alimentar.
 Pretende-se que impulsione a ação coletiva, na definição e implementação futura de um Sistema Alimentar Territorializado, que assegure uma alimentação saudável e sustentável, tendencialmente baseado na dieta mediterrânica e na produção local. Para tal, utiliza metodologias de trabalho colaborativo baseado na responsabilidade e no compromisso partilhado.
 
Pontos de situação / Resultados:

Ponto de situação:

Projeto em início. Foram realizadas reuniões de apresentação aos municípios, parceiros informais e à Rede intermunicipal de educação. Estão em curso os processos de adjudicação de recursos humanos e assessorias.
 
  Resultados esperados:
  • Sensibilização e capacitação de 40 stakeholders locais para a adoção de medidas concretas que promovam uma alimentação adequada (saudável e sustentável, baseada na Dieta Mediterrânica e que contribua para diminuir o desperdício alimentar);
  • Construção do Desenho participado de um Sistema Alimentar territorializado, baseado no conceito de Bacia Alimentar;
  • Sensibilização de 10.000 consumidores para a adoção de uma alimentação adequada.