Flora do PNVG: Memórias Passadas, Práticas Presentes

Entidade líder do projeto: ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola
Responsável pelo projeto: Sandra Cascalheira
Site do projeto: https://adpm.pt/projetos/projetos-a-decorrer/flora-do-pnvg-memorias-passadas-praticas-presentes/
Parceiros:

 

Declaração de interesse da Câmara Municipal de Mértola e da Junta de Freguesia de Mértola.

 

Breve descrição:

Intervenção 1 - Inventariação de saberes sobre a flora silvestre;

Intervenção 2. - Edição de Podcasts e Micro vídeos;

Intervenção 3. - Produção de exposição temática sobre as plantas silvestres;

Intervenção 4. - Publicação de uma brochura de disseminação do património cultural e natural do território de intervenção associado à flora silvestre.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Os conhecimentos associados à Flora silvestre, às suas utilizações e tradições culturais estão a perder-se face ao envelhecimento da população local (concelho de Mértola).

O projeto serve o intuito de promover, conservar, e transmitir às várias gerações os conhecimentos e ofícios em torno da flora e das plantas medicinais e aromáticas que se encontram em decadência, bem como redescobrir tradições que se estejam a perder devido à realidade demográfica do território a intervir.

Objetivos visados:

Preservar, conservar e valorizar o património natural e cultural, baseados nos recursos endógenos do concelho e freguesia de Mértola, nomeadamente a flora silvestre, contribuindo para a promoção e reforço das tradições culturais desta região,.

Sumário do plano de ação:

A presente candidatura serve o intuito de promover, conservar, e transmitir às várias gerações os conhecimentos e ofícios em torno da flora e das plantas medicinais e aromáticas que se encontram em decadência, bem como redescobrir tradições que se estejam a perder devido à realidade demográfica do território a intervir. Preservar e recuperar este tipo de informação, significa valorizar o património local e certificar-nos que esse valor é transmitido e reaproveitado de forma dinâmica, colocando as tradições e a cultura ao dispor das comunidades, potencializando, assim, a conservação dos costumes e o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Pontos de situação / Resultados:
  • 1 Inventariação de saberes sobre a flora silvestre realizada;
  • 5 podcasts e microvideos editados;
  • 1 exposição temática sobre as plantas silvestres produzida;
  • 1 brochura de disseminação do património cultural e natural do território de intervenção associado às plantas silvestres editada.