A aplicação de políticas de desenvolvimento rural na região Douro Verde – Estudo de Caso

Entidade líder do projeto: DOLMEN - Desenvolvimento Local e Regional, CRL
Responsável pelo projeto: Luís Soares
Site do projeto: http://www.dolmen.pt
Parceiros:

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses; Associação dos Produtores Agrícolas Vale de Sousa e Tâmega; Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega

Breve descrição:

Avaliar de que forma as medidas contempladas nos programas AGRO e PRODER contribuíram para o crescimento e a afirmação da Região Douro Verde. Além disso, o projeto procura obter respostas sobre como garantir a melhoria contínua de resultados em termos de inovação e modernização do tecido empresarial nos setores agrícola, agroalimentar e florestal, bem como nos territórios rurais.

Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Necessidade de compreender o impacto das políticas de desenvolvimento rural nos períodos analisados e encontrar formas de promover o crescimento sustentável, a inovação e a modernização nos setores mencionados, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da Região Douro Verde.

Objetivos visados:

O projeto “A aplicação de Políticas de Desenvolvimento Rural na Região Douro Verde – Estudo de Caso” encontra-se estruturado com o objetivo de dar a conhecer o real impacto da implementação de políticas de desenvolvimento rural no território “Douro Verde” – área geográfica restrita aos concelhos de Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende – nos períodos de vigência do Programa Operacional Agricultura e Desenvolvimento Rural 2000-2006 (AGRO) e Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal Continental 2007-2013 (PRODER). Pretende-se, assim, avaliar de que forma a aplicação de medidas contempladas nos Programas AGRO e PRODER têm contribuído para o atual crescimento e afirmação da Região. Com uma visão projetada para o futuro ambiciona-se, igualmente, obter respostas relativas ao que poderá garantir a melhoria contínua de resultados ao nível da inovação e modernização do tecido empresarial, nos sectores agrícola, agroalimentar e florestal, bem como dos territórios rurais.

Sumário do plano de ação:
  • Criação de grupos temáticos: Agricultura, Agroalimentar, Floresta e Zonas Rurais. 
  • Levantamento de informações para um Estudo de Caso sobre a aplicação das políticas de desenvolvimento rural no território "Douro Verde". 
  • Disseminação de boas práticas para a adoção de metodologias inovadoras em meio rural. 
Pontos de situação / Resultados:

Face ao plano de ação previamente definido, foram realizadas todas as atividades, nomeadamente: - Criados 4 grupos temáticos: agricultura / agroalimentar / floresta / zonas rurais, tendo sido compilados comentários/sugestões dos intervenientes. - Levantamento de informação para Estudo de Caso sobre a aplicação das políticas de desenvolvimento rural no território “Douro Verde”, nomeadamente entrevistas individuais com promotores dos projetos dos 4 temas (zonas rurais, agricultura, floresta e agroalimentar) e também realização de 4 focus group (grupos de discussão restritos, até um máximo de 10 participantes por grupo) - Disseminação de boas práticas para a adoção de metodologias inovadoras em meio rural: 2 workshops, 1 Congresso Internacional sobre Inovação em Meio Rural e Colóquio de Encerramento do Projeto.