Do Conceito à Abordagem Uma Só Saúde. Perspetivas e experiências iNTEgradas no Alentejo em rede para o Mundo num processo top-down – CANTE: Linha de Ação 2.1
- Entidade líder do projeto: Universidade de Évora
- Responsável pelo projeto: Manuela Morais
- Site do projeto: Visitar sítio Web
- Parceiros:
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge - INSA; Associação Nacional de Criadores de Porco Alentejano - ANCPA; Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado Lda - APArroz; Porcos Natura; Ibero Massa Florestal - Imflorestal; Centro Operativo e Tecnológico do Arroz - COTArroz; Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares - CCPAM; Câmara Municipal de Évora - CMÉvora; NaturaM3.
- Breve descrição:
O Projeto CANTE pretende responder aos desafios colocados pela degradação dos ecossistemas e pelas alterações na alimentação humana e animal, que têm impactos significativos na saúde pública, na biodiversidade e na sustentabilidade dos sistemas agrícolas.
Assente na abordagem Uma Saúde (One Health), o projeto visa integrar as dimensões da saúde humana, animal e ambiental, promovendo soluções que reforcem a resiliência dos ecossistemas e a inovação agrícola. Para colmatar a atual falta de amostras emparelhadas e de bases de dados integradas, o CANTE criou um repositório físico (Biobanco) e digital (Base de Dados) que reforcem a interoperabilidad, gestão de sistemas epidemiológicos de vigilância, controlo e que perdurem para além do fim do projeto
A implementação do projeto foi demonstrada através de dois casos de estudo: a produção de arroz e a produção de porco preto.
- Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:
As políticas europeias e internacionais reforçam a necessidade de uma abordagem integrada e interdisciplinar para responder aos desafios da agricultura, biodiversidade, ambiente e saúde, alinhada com o conceito Uma Só Saúde (One Health). Esta perspetiva reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, promovendo soluções inovadoras que reforcem a resiliência dos sistemas, a conservação da biodiversidade, os serviços dos ecossistemas e a transição para uma economia circular de baixo carbono.
Apesar do reconhecimento deste paradigma, persistem limitações relacionadas com abordagens disciplinares isoladas, diferentes perceções dos problemas entre setores, falta de formação interdisciplinar e ausência de sistemas integrados de recolha de dados e amostras.
Para ultrapassar estas limitações, a proposta prevê a criação de uma base de dados e de um biobanco, destinados a melhorar a interoperabilidade e os sistemas de vigilância epidemiológica, garantindo a sua continuidade para além do projeto. A operacionalização destas estruturas será demonstrada através de dois casos de estudo relevantes para Portugal e para o Alentejo: a produção de arroz e a produção de porco alentejano, permitindo desenvolver metodologias harmonizadas de recolha de dados e amostras humanas, animais e ambientais.
A proposta organiza-se em quatro objetivos principais: implementar modelos de governança participativa, promover práticas inovadoras para a transição agroecológica e a redução da resistência aos antimicrobianos, criar sistemas de biomonitorização com base de dados e biobanco para apoiar a vigilância e previsão de doenças emergentes, e impulsionar a transição digital e a educação em Uma Só Saúde, promovendo uma abordagem inclusiva e integrada.
A proposta promove uma abordagem integrada baseada no conceito Uma Só Saúde, articulando saúde humana, animal e ambiental para responder aos desafios da agricultura, biodiversidade e saúde pública. Para isso, prevê a criação de uma base de dados e de um biobanco, apoiados por dois casos de estudo (produção de arroz e porco alentejano), com o objetivo de melhorar a vigilância epidemiológica, harmonizar a recolha de dados e promover práticas inovadoras, governança participativa e transição digital.
- Objetivos visados:
- • Promover a utilização de variedades de arroz adaptadas às condições edafoclimáticas, com menor suscetibilidade a doenças e maior capacidade de resposta às ameaças decorrentes das alterações climáticas.
- • Avaliar práticas inovadoras que promovam a adaptação da produção de arroz às ameaças emergentes, contribuindo para a redução da incidência de pragas e doenças.
- • Avaliar o potencial da utilização de plantas aromáticas no controlo de vetores, na mitigação da resistência aos antimicrobianos (RAM) e na melhoria da qualidade da carne de porco preto.
- • Promover a implementação de práticas inovadoras para o tratamento de efluentes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental dos sistemas de produção.
- • Promover a divulgação e a transferência de conhecimento e de práticas sustentáveis para os diferentes agentes do setor.
- Sumário do plano de ação:
Inicialmente foram selecionadas as variedades nacionais Caravela e Ceres, bem como a variedade italiana Ariete. A variedade Caravela foi selecionada para o desenvolvimento do pão de arroz CANTE, por apresentar disponibilidade comercial suficiente para a produção de farinha. Para avaliação de práticas de produção alternativas foram realizados, ensaios de campo com recurso à aplicação de biochar e experimentadas práticas alternativas de rega (aspersão e por pivot).
No que se relaciona com o caso de estudo porco alentejano, foi experimentada a utilização de duas espécies aromáticas Origanum vulgare (orégãos) e Ruta graveolens (arruda), como alternativa sustentável para o controlo de vetores em sistemas de produção de porco alentejano produzido de forma extensiva. No âmbito da implementação de soluções inovadoras para o tratamento de efluentes pecuários, foram realizados ensaios experimentais que permitiram avaliar o desempenho do biochar no tratamento da fase líquida do chorume.
No início do projeto foi desenvolvida a identidade visual do projeto e criada a marca NEOCANTE. Foi igualmente criado o sítio web do projeto. Complementarmente, foi concebida e apresentada (em fase final de execução) uma instalação artística dedicada ao conceito Uma Só Saúde, inaugurada na Universidade de Évora em setembro de 2025, com o objetivo de sensibilizar a comunidade, em particular os jovens, para a adoção de práticas mais sustentáveis e inovadoras, reforçando a disseminação dos resultados e o impacto do projeto.
- Pontos de situação / Resultados:
Caso de Estudo Produção de Arroz: Na promoção da utilização de variedade de arroz adaptadas às condições edafoclimáticas, foi proposto pelo parceiro COTArroz, a utilização das variedades nacionais Caravela e Ceres e da variedade italiana Ariete. Refira-se que as duas primeiras foram desenvolvidas pelo Programa Nacional de Melhoramento do Arroz e estão inscritas no Catálogo Nacional de variedades.
A variedade nacional Caravela foi escolhida para a realização do pão de arroz com marca CANTE, uma vez que esta variedade já se encontra no mercado, estando disponível maior quantidade arroz para a transformação em farinha, essencial para a fabricação do pão. Refira-se que o pão de arroz com a marca CANTE foi desenvolvido especificamente para o projeto pela padaria Faustino & Laranjeiro (F&L). Este produto (indicador de projeto) foi desenvolvido em duas fases: I) em fevereiro de 2025, foram realizados vários testes de fabricação; II) no mês seguinte, em março de 2025, foi apresentada a versão final, com 40% de farinha de arroz Caravela e fermentação natural.
Foram realizados dois ensaios de campo nos anos agrícolas de 2024 e 2025, com utilização de biochar e práticas alternativas de rega (respetivamente rega por aspersão e por pivot).
Os resultados obtidos em 2024 apontam para uma produção de cerca de 7 t/ha, ligeiramente acima da média de produção nacional em canteiros tradicionais com alagamento de água, que segundo os dados do GPP (Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral) e INE (Instituto Nacional de Estatística) é de 6 t/ha. A percentagem de grãos atingiu valores sempre acima de 55%. As diferenças entre canteiros com biochar e sem biochar não foram estatisticamente significativas, sendo este resultado expectável, uma vez que o efeito do biochar na melhoria da estrutura do solo se verifica a longo prazo.Os resultados obtidos em 2025 corroboram as produções obtidas no ensaio realizado no ano anterior. A produção média para as 5 variedades testadas foi de 7,42 t/ha. A variedade que demonstrou maior produtividade foi a Caravela com uma média de 9,61 t/ha, superior em 3 toneladas à média nacional. A percentagem de grãos inteiros foi equivalente à obtida no ano anterior, ou seja, superior a 55%. Tal como no ensaio do ano anterior, as diferenças entre canteiros com e sem biochar não forma estatisticamente significativas. Este resultado era expectável, uma vez que o efeito do biochar na estrutura do solo se verifica a longo prazo.
Caso de Estudo Porco Alentejano: nos ensaios realizados em 2024 e 2025 verifou-se que relativamente às larvas, a arruda apresentou maior poder repelente. Por ordem decrescente de larvas de insetos identificadas, refiram-se: Culiseta longiareolata; Culex pipiens; e Culex sp., para ambos os anos. Para os adultos, as espécies mais abundantes por ordem decrescente foram Culex pipiens e Culex theileri. Neste caso, o efeito repelente das espécies de plantas testadas, não pareceu ser evidente, destacando-se, contudo, com maior relevância os canteiros com orégãos.
No âmbito da implementação de soluções inovadoras para o tratamento de efluentes pecuários, os resultados obtidos nos ensaios com chorume, evidenciaram flutuações nas concentrações da maioria dos parâmetros analisados. No entanto, apesar desta variabilidade, observou-se uma tendência global para a redução das concentrações dos constituintes do chorume ao longo dos diferentes momentos de testagem.Este comportamento sugere que os mecanismos de remoção são fortemente dependentes do tempo de contacto efetivo entre o chorume e o Biochar, bem como do grau de saturação progressiva do material adsorvente.
Divulgação e transferência de práticas sustentáveis: Foi desenvolvida a identidade visual do projeto, criada a marca NEOCANTE e o sítio web do projeto. Em fase final de execução foi criada uma instalação artística dedicada ao conceito Uma Só Saúde, inaugurada na Universidade de Évora em setembro de 2025, com o objetivo de sensibilizar a comunidade, em particular os jovens, para a adoção de práticas mais sustentáveis e inovadoras, reforçando a disseminação dos resultados e o impacto do projeto.














