LIVING LAB 5.4 – Efluentes e coprodutos da atividade agropecuária – Biorrefinarias e pequenas centrais de biomassa (Código: PRR-C05-i03-I-000218-LA 5.4)
- Entidade líder do projeto: INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.)
- Responsável pelo projeto: Olga Moreira
- Site do projeto: Visitar sítio Web
- Parceiros:
- INIAV
- CNCACSA
- IACA
- Farmcontrol, S.A.
- Ingredient Odyssey S.A.
- Universidade de Évora
- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
- Instituto Superior de Agronomia
- Breve descrição:
Implementação de biorrefinarias rurais/regionais orientadas para produção de bioprodutos, optimização de agro-biomassas não competindo com a cadeia alimentar, desenvolvimento de novos processos e produtos de maior valor acrescentado, com aposta em digitalização e pequenas centrais de produção de energia (calor/eletricidade).
- Área Geográfica de Intervenção: Vale de Santarém, Santarém e Évora.
- Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:
A valorização insuficiente das agro-biomassas e subprodutos agropecuários representa uma perda de valor e recursos. Há oportunidade de desenvolver sistemas de biorrefinaria e produção local de energia para reforçar a economia circular.
- Objetivos visados:
- Implementar biorrefinarias rurais/regionais.
- Optimizar a utilização de agro-biomassas sem competição com alimentação humana ou animal.
- Desenvolver novos processos e produtos de elevado valor, e apostar em digitalização e produção de energia (calor/eletricidade).
- Sumário do plano de ação:
Desenvolvimento de unidades de demonstração de biorrefinaria, extração de produtos de valor (ex: óleo de inseto, concentrado proteico) das biomassas e subprodutos, instalação de pequenas centrais de energia, monitorização/automação, disseminação e capacitação.
- Pontos de situação / Resultados:
Foi desenvolvido e testado um protocolo experimental de extração de óleo de inseto, tendo por base diferentes metodologias ensaiadas à escala laboratorial para a extração de óleo a partir de larvas de MSN.
Estes ensaios constituíram o fundamento técnico-científico para a implementação e desenvolvimento, em scale-up, de uma unidade de biorrefinaria, permitindo a transposição dos processos laboratoriais para uma escala piloto/demonstrativa.
O processo de biorrefinaria desenvolvido conduziu à extração de óleo de inseto e à produção de concentrado proteico, configurando uma abordagem integrada de valorização de biomassa de insetos no contexto da bioeconomia circular.
Adicionalmente, a valorização dos coprodutos resultantes dos processos de extração abriu novas perspetivas de aplicação, nomeadamente no desenvolvimento de plásticos biocompostáveis e noutras substâncias bioativas, cujas potencialidades continuam a ser exploradas no âmbito do projeto.
Estas atividades reforçam o papel das biorrefinarias como plataformas estratégicas para a valorização sustentável de biomassa, promovendo inovação, diversificação de produtos e criação de cadeias de valor de elevado valor acrescentado em contexto rural.














