Inovação para a Agricultura

S1.png
previous arrow
next arrow
Rede Rural Nacional - Página do Facebook Rede Rural Nacional - Página do Twitter https://www.instagram.com/rederuralnacional/ Rede Rural Nacional - Canal Youtube

LIVING LAB 5.1 – Efluentes e coprodutos da atividade agropecuária – Fertilizantes orgânicos (Código: PRR-C05-i03-I-000218-LA 5.1)

  • Entidade líder do projeto: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV)
  • Responsável pelo projeto: Olga Moreira
  • Site do projeto: Visitar sítio Web
  • Parceiros:
    • Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – INIAV;
    • Instituto Superior de Agronomia – ISA;
    • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD;
    • Universidade de Évora – Uévora;
    • TTerra Engenharia e Ambiente Lda;
    • Leal & Soares, SA;
    • Ingredient Odyssey – IO;
    • Ibero Massa Florestal – IMF;
    • CROPSTORE, Lda;
    • FARMCONTROL;
    • Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais – IACA;
    • Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal – CNCACSA.
  • Breve descrição:

    Este projeto visa uma abordagem de valorização de recursos, focada nos diferentes interesses que convergem na produção e gestão adequada e integrada dos efluentes e coprodutos gerados na atividade agropecuária, assegurando o desenvolvimento sustentável, a nível regional/nacional. Uma compartimentação do sistema de produção intensiva e desenvolvimento de Unidades de Experimentação/ Demonstração integradas em LL, responderão a questões específicas de gestão/valorização daqueles produtos e ajudarão os diferentes atores no cumprimento das imposições legais/normativos. As soluções propostas preveem:

    Implementação de um ‘Living LAB’ no Pólo de Inovação da Fonte Boa - Estação Zootécnica Nacional, associado a Pilotos de Desenvolvimento Experimental e Demonstração para tratamento/valorização de efluentes ou de coprodutos da atividade agropecuária, numa abordagem em scale up com diversidade de parcerias (continuidade do GoEfluentes). Este Pólo pelas suas caraterísticas, atividades de inovação e de experimentação, e compartimentação bem identificada terá o ambiente pretendido para atuação como Pólo Central do LL.

    Implementação de soluções tecnológicas de valorização de efluentes e de coprodutos da atividade agropecuária, para avaliação à escala semi-industrial, do impacto de soluções emergentes nos diferentes processos a desenvolver e a diferentes níveis: valorização, redução das emissões de GEE e amoníaco, circularidade dos processos desenvolvidos e dos produtos obtidos.

  • Área Geográfica de Intervenção: Póvoa de Varzim, Vila Real, Mira, Almoster, Valada do Ribatejo, Vale de Santarém e Évora.
  • Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

    A prática de más-práticas agrícolas, particularmente na fertilização e gestão de efluentes pecuários, conduz à perda de nutrientes para o meio hídrico, poluição por nitratos/fósforo, emissões de amoníaco/óxido nitroso/metano, diminuição da matéria orgânica dos solos e dificuldades de cumprimento dos programas de ação de fertilização/efluentes em Portugal.  

  • Objetivos visados:
    • Valorização dos efluentes e coprodutos agropecuários para produção de composto agrícola, para melhoria da qualidade do solo.  
    • Reduzir custos de eliminação de efluentes transformando-os em benefícios.  
    • Desenvolver novos produtos, processos e serviços inovadores de elevado valor acrescentado, numa lógica de cascata de valor e bioeconomia sustentável.  
    •  
  • Sumário do plano de ação:

    O Living Lab será implementado no pólo de inovação da Fonte Boa (Estação Zootécnica Nacional), com unidades de experimentação/demonstração para tratamento/valorização de efluentes e coprodutos agropecuários. Inclui compostagem de estrumes, tratamento com biochar para inibição de emissões de N₂O/NH₃/CH₄, alteração de pH dos efluentes para higienização e controlo de emissões, biorremediação por larvas de insetos (ex: BSF), valorização agronómica dos novos produtos como fertilizantes orgânicos, monitorização/automação de processos e produtos, disseminação e capacitação.  

  • Pontos de situação / Resultados:

    Foi identificada e implementada uma Unidade de Demonstração Descentralizada para a valorização agronómica de biofertilizantes em diferentes culturas, ao longo de dois anos agronómicos consecutivos, localizada no Mouchão do Esfola Vacas – Valada do Ribatejo, destinada ao ensaio e validação dos biofertilizantes produzidos, em colaboração com o parceiro de cooperação nacional ValInveste.

    Em paralelo, foi implementada, à escala piloto, uma Unidade de Demonstração de Biorremediação de efluentes e coprodutos, baseada na utilização de larvas de Black Soldier Fly (BSF), visando a valorização biológica de subprodutos agropecuários.

    No âmbito destas atividades, foram desenvolvidos e testados biofertilizantes em diferentes sistemas produtivos, nomeadamente em culturas de milho, tomate, pomares experimentais e em ensaios em vaso com azevém.

    Foram produzidos e validados os seguintes biofertilizantes:

    • Estrume bovino com estrume de cavalo
    • Estrume de bovino com estrume de cavalo e biochar
    • Pellets de lã de Merino
    • Frass resultante da biorremediação do estrume de galinha por larvas de BSF

    Estas ações permitiram demonstrar o potencial de valorização agronómica de efluentes e coprodutos agropecuários, contribuindo para a economia circular, melhoria da fertilidade dos solos e redução do impacte ambiental dos sistemas de produção.