- Entidade líder do projeto: Instituto de Telecomunicações
- Responsável pelo projeto: Pedro Gonçalves
- Site do projeto: http://agrogaime.com/
- Parceiros:
- Escola Superior Agrária de Coimbra
- Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos
- Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional
- Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro
- Associação de Criadores de Ruminantes do Concelho da Guarda
- Associação para o Desenvolvimento Agrícola e Rural das Arribas Douro
- Daniela Filipa Couto Neto
- WISEWARE, Lda
- Quinta do Veledo
- Breve descrição:
O Projeto Gaime consiste na gamificação da atividade turística através da participação em actividades agricolas e atribuição de bónus de participação de forma a promover a entreajuda entre os operadores agropecuários e turísticos.
- Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:
O PIB gerado pelo setor agrícola passou de 8,9% em 1980 para 1,6% em 2020, sinal de que as empresas não conseguiram acompanhar a geração de valor acrescentado do resto da economia nacional. Contrariamente à agricultura o setor turístico ganhou expressão na economia nacional, tendo passado dos 2% do PIB em 1996 para 6,1 em 2019, sendo um sector que apresenta ainda uma enorme capacidade de exportação. Em 1980 foram contabilizados 4,56M de hóspedes, número que em 2019 passou para mais de 27M, 949 mil dos quais em Turismo de habitação e no espaço rural. Apesar de baixo o número de hospedes ser mais baixo do que o de outras tipos de oferta turística, entre 2013 e 2019 as empresas de turismo rural triplicaram o número de hospedes, tendência que se mantivesse poderia servir como fonte de rendimento complementar às atividades agrícolas.
- Objetivos visados:
- (i) da digitização da agricultura (uso de tecnologias inteligentes para a otimização das atividades agrícolas e pecuárias permitindo aumento de proveitos das atividades);
- (ii) exploração do agroturismo e do desenvolvimento de uma plataforma digital que permite ter uma primeira experiência virtual daquilo que será a visita às explorações dos agricultores;
- (iii) utilização da plataforma como meio de gamificação da participação em atividades turísticas e agrícolas, oferecendo prémios de participação e expondo a oferta turística integrada aos residentes de zonas urbanas, captando o interesse e angariando clientes para o setor;
- (iv) desenvolvimento de uma plataforma de partilha de conhecimento voltada para os (potenciais) agricultores e realização de sessões de capacitação em articulação com uma escola profissional.
- Sumário do plano de ação:
- Atividade 1 - Estudo da situação atual e levantamento de requisitos.
- Atividade 2 - Especificação e definição do ecossistema.
- Atividade 3 - Desenvolvimento dos pilotos e da plataforma de gamificação.
- Atividade 4 - Promoção e divulgação.
- Atividade 5 - Gestão do projeto.
- Pontos de situação / Resultados:
- Especificação da plataforma e dos pilotos.
- Desenvolvimento dos pilotos e plataforma.