- Entidade líder do projeto: ADRIMINHO - - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho
- Responsável pelo projeto: Carlos Brandão
- Site do projeto: https://www.adriminho.pt/
- Parceiros / Centro de Competências:
ADRIL - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Lima, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- Breve descrição:
O projeto AlimentAÇÃO pretende desenvolver, no ecossistema alto-minhoto, a aplicação dos princípios subjacentes à alimentação equilibrada e sustentável, assumindo como objetivos o aumento da literacia alimentar das comunidades e atores do território, capacitando-os para a realização de escolhas alimentares informadas. Pretende valorizar os produtos endógenos e de qualidade e a Dieta Mediterrânica, informando para uma alimentação saudável e sustentável e para o combate ao desperdício alimentar.
- Data de início do projeto: 01-01-2023
- Data de fim do projeto: 30-12-2024
- Área Geográfica de Intervenção : Alto Minho
- Financiamento: 228 030,69€
- Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:
Este projeto é a oportunidade para, numa perspetiva regional, potenciar hábitos e regimes alimentares nutricionalmente ajustados e em harmonia com a envolvente do ecossistema regional que, ao mesmo tempo, contribuindo o robustecimento de um setor primário concorrencial capaz de garantir a disponibilidade de alimentos, a diversidade de produtos e da produção, o fornecimento permanente de várias matérias-primas e uma melhor distribuição do valor acrescentado ao longo da cadeia alimentar regional.
- Objetivos visados:
Este projeto assume como objetivos específicos uma intervenção, sob o ponto de vista de projeto regional piloto, que, para além de incidir em vetores como o Consumo e a Produção, se apresenta como um mecanismo de promoção da Dieta Mediterrânica (numa perspetiva adaptada ao território do Alto Minho), no combate ao desperdício alimentar, através da promoção da economia circular, e para a boa Educação e Literacia Alimentar.
- Sumário do plano de ação:
Conceptualização: Recolha e sistematização de informação e boas práticas, numa perspetiva de adequação à disseminação dos objetivos, numa forma adaptada aos recursos locais e endógenos. Estruturação: abordagem e discussão da estratégia com agentes regionais do ecossistema alimentar; Implementação: Através das práticas inovadoras de educação formal e não formal, atingir o ecossistema educativo (incluindo famílias) e os diferentes atores do território, capacitando os agentes de desenvolvimento regional e os profissionais com responsabilidade na temática.
- Pontos de situação / Resultados:
O projeto tem decorrido dentro do programado. No entanto ocorreram algumas dificuldades no processo de aquisição de serviços especializados de nutrição. Paralelamente, o período menos favorável que aconteceu nas escolas (principal palco das atividades) durante o presente ano letivo não permitiu um mais aprofundado desenvolvimento de atividades.
Resultados esperados:
Conceptualização: Obter informação para a estruturação e implementação. Matriz SWOT; Relatório Técnico; Especificações e Parâmetros BD, Microsite e APP. Estruturação: Plano de implementação; Programação, Cronograma. Publicações e material de comunicação. Implementação: Contribuir para a implementação do AL4 Alto-Minho, nomeadamente os OE3, OE4 e OE5. Como produtos: Livro de receitas, guião para a alimentação sustentável, E-book; App, micro site; stand; brochuras; vídeos e outros conteúdos digitais.