CNA- Confederação Nacional de Agricultura; FIANPORTUGAL; Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco; Associação Distrital dos Agricultores da Guarda; Animar- Associação Portuguesa para o desenvolvimento local; IPV- Instituto Politécnico de Viseu.
O projeto desenvolve-se sob a forma de realização de 3 grupos focais, por cada território de estudo ( Vouzela, Guarda e Fundão), 2 workshops por cada território de estudo e ainda um seminário final em Vouzela, para identificação dos principais constrangimentos à produção agrícola, pecuária e silvícola.
O problema que pretendemos abordar é identificar dos principais constrangimentos à produção agrícola, pecuária e silvícola. Identificação das potencialidades na revitalização de sistemas agro-silvo-pastoris como forma e dinamização do território e incentivo à fixação de pessoas nestes territórios.
A ação tem como objetivo proceder à disseminação de boas práticas aplicadas nas explorações, junto dos produtores agrícolas. A sua identificação será realizada através de estudos de caso e a transferência de conhecimento será realizada através da realização de workshops.
Acão tem inerente três estratégias fundamentais se sistematização e disseminação do conhecimento:
Neste momento estão desenvolvidos três grupos focais (Fundão, Gouveia e Gouveia). Têm decorrido várias reuniões via ZOOM entre as entidades para podermos discutir e articular. Neste momento o projeto encontra-se a decorrer normalmente.