SUWANU EUROPE

Entidade líder do projeto: BIOAZUL, SL
Responsável pelo projeto: BIOAZUL, SL
Site do projeto: https://suwanu-europe.eu/water-reuse-projects-europe/
Parceiros:

CONSULAI; FENAREG; BIOAZUL; FENACORE (Federação Nacional das Comunidades Irrigantes de Espanha); ASERSA (Associação Espanhola de Reutilização Sustentável da Água); WEARE; Technology Transfer Zentrum (TTZ); Abwasserverband Braunschweig (AVBS); ANETH SA (Agência de Desenvolvimento de Salónica); AUTH (Aristotle University of Thessaloniki); AU-Universidade Agrícola de Plovdiv; CONFAGRICOLTORA ; UNITO (Universidade de Torino); UNITO (Universidade de Torino); MEKOROT Ltd; ECOFILAE; UCY (Universidade de Chipre); ACC-Câmara Agrícola de Chipre; CECU (Confederação de Consumidores e Usuários); PSKW (Proefstation voor de Groenteteelt)

Breve descrição:

A escassez de água é um problema global que não se limita apenas às áreas secas tradicionais. De facto, 17% do território europeu sofre de escassez de água e 46% da população europeia vive em locais com escassez de água. O problema é especialmente agudo no Sul da Europa, onde a procura crescente de água é notória nos sectores da agricultura e do turismo. A produção agrícola na Europa representa a maior utilização de água, representando 36% da utilização total anual de água e 75% na região mediterrânica.
SUWANU EUROPE está concentrada em projectos de reutilização de água na Europa através da reutilização de águas residuais tratadas na agricultura. A razão subjacente é que as águas residuais tratadas de acordo com normas e métodos apropriados têm um forte potencial para complementar os recursos hídricos convencionais utilizados na irrigação agrícola.
O objectivo dos projectos de reutilização de água é promover o intercâmbio efectivo de conhecimentos, experiências e competências entre profissionais e actores relevantes da reutilização de água na agricultura, de modo a que as soluções tecnológicas e organizacionais directamente aplicáveis sejam ampla e equilibradamente disseminadas por toda a Europa, resultando num sector agrícola mais resiliente para fazer face à escassez de água e aos efeitos das alterações climáticas.
SUWANU EUROPE é uma Rede Temática co-financiada pela Comissão Europeia ao abrigo do programa Horizonte 2020. Baseia-se num projecto anterior de tratamento de água na Europa chamado SuWaNu: Tratamento de água sustentável e opções de reutilização de nutrientes, que consistia em desenvolver estratégias baseadas em projectos de reutilização de água para resolver problemas tais como a escassez ou a disponibilidade de nutrientes. Contudo, SUWANU EUROPE foi concebido não só como uma extensão das actividades do antigo projecto SuWaNu, mas também como a criação de um novo instrumento baseado numa rede existente para acelerar a aceitação dos resultados da investigação no domínio da reutilização da água na agricultura e da inovação da água na Europa.
Por essa razão, o projecto criará Grupos de Trabalho Regionais entre os membros do consórcio e actores relevantes em 8 regiões-alvo que trabalharão para divulgar os resultados do projecto de reciclagem da água. O objectivo é estabelecer ligações permanentes - para além do prazo do projecto - com actores locais relevantes, encorajando o fluxo de informação entre investigadores, instituições de inovação, organizações e administração pública.