Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

 Projetos de Bioeconomia

Pesquisar projectos

ThermoCel - Desenvolvimentos de compósitos de base celulose

Entidade líder do projeto: CELTEJO - EMPRESA DE CELULOSE DO TEJO, S.A.
Responsável pelo projeto: CELTEJO - EMPRESA DE CELULOSE DO TEJO, S.A.
Parceiros:

_

Breve descrição:

A celulose é o polímero natural mais abundante na natureza e infelizmente ainda não é vista como uma grande fonte de matéria-prima. A tentativa de reverter esta situação ganhou mais peso ultimamente devido aos problemas ligados ao do uso indiscriminado de plásticos derivados de poliolefinas e da sua muito fraca biodegradabilidade. É neste contexto que se enquadra este projecto que visa valorizar uma matéria-prima de origem natural e renovável como a fibra de celulose.

Este projecto visa encontrar para a fibra de celulose um novo mercado conjugando-a com resinas de poliéster biodegradáveis, para criar um produto que possa ser transformado em embalagens contendo celulose como material de reforço. Para além da resina especificamente desenvolvida para se adaptar à celulose, o projecto prevê o desenvolvimento de compatibilizantes para permitir uma boa interacção fibra-resina e assim obter um compósito com características de reforço. Para além da prova de conceito, o projecto prevê testes em escala piloto e pré-industrial do material no fabrico de peças por termoformagem e injecção. A escolha de materiais de origem biológica como principais componentes da resina e compatibilizantes, para além de garantir a biodegradabilidade do produto evita que se coloquem problemas de espécies migrantes para o produto embalado. Este projecto contribuirá para a criação de valor acrescentado para uma matéria-prima nacional e terá impacto positivo na estratégia de valorização futura da celulose.

O consórcio reúne as diferentes valências necessárias para o sucesso do projecto: a Celtejo, tem uma experiência reconhecida na produção industrial de pasta de celulose; a UC, tem um vasto percurso ao nível da síntese e caracterização de materiais e tecnologias de polimerização; a UBI possui uma larga experiência no estudo da celulose na vertente de produção de pasta e na procura de novos elementos de inovação do produto.