BioRural - Projeto Europeu

Entidade líder do projeto: Centro para a Investigação e Tecnologia (CERTH/Grécia)
Responsável pelo projeto: Centro para a Investigação e Tecnologia (CERTH/Grécia)
Site do projeto: https://biorural.eu/
Parceiros:

Centro para a Investigação e Tecnologia (CERTH/Grécia), Universidade de Coimbra, Centro para a Biomassa e Energia (CBE), instituições da Alemanha, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia, Países Baixos, Polónia e Roménia.

Breve descrição:

O BioRural é um projeto europeu, financiado pela União Europeia (UE), e que envolve cerca de duas dezenas de parceiros de 14 países diferentes. O principal objetivo deste projeto é criar uma Rede Europeia de Bioeconomia Rural para promover soluções de base biológica, de pequena escala, em áreas rurais e aumentar a participação da Bioeconomia. Bioeconomia significa usar recursos biológicos renováveis, como colheitas, florestas, peixes, animais e microrganismos para produzir alimentos, materiais e energia, e uma bioeconomia próspera é a chave para criar uma economia circular europeia.

Alguns dos desafios que a BioRural tem são: economias que se baseiam em sistemas de produção lineares e que usam recursos não renováveis; áreas rurais que enfrentam graves desafios demográficos, de pobreza e climatéricos; uma transferência de conhecimento e de tecnologia que não é apoiada de forma adequada.

O BioRural assenta em três pilares que alimentam um Kit de Ferramentas BioRural, ferramenta esta que se encontra disponível publicamente: 

Conhecimento
• Análise de lacunas de informação
• Oficinas de troca de conhecimento
• Kit de Ferramentas BioRural

Network
• 4 Plataformas Regionais de Bioeconomia Rural
• Histórias de sucesso 
• Sinergias com projetos inovadores de bioeconomia anteriores e em andamento
• Capacitação e workshops regionais, desafio da bioeconomia

Modelos de negócios
• Projetos de modelos de negócios para cada tema
• Sustentabilidade pós-projeto

Este projeto ambiciona, também, preencher o espaço entre a inovação biotecnológica e a vida quotidiana dos cidadãos europeus através do incentivo à troca de conhecimento e da identificação de oportunidades de negócio para o desenvolvimento rural.

De Portugal, conta-se com a participação da Universidade de Coimbra e o Centro para a Biomassa e Energia (CBE). O projeto BioRural é coordenado pelo Centro para a Investigação e Tecnologia (CERTH/Grécia) e inclui, para além dos parceiros portugueses, instituições da Alemanha, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia, Países Baixos, Polónia e Roménia.