Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • S8
  • Inovação na Agricultura
  • S14
  • S11
  • S5
  • S13
  • S12
  • S7
  • S2
  • S3
  • S6

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

MED-GOLD: Transformar informação relacionada com o clima em valor acrescentado para os sistemas tradicionais de alimentação de Trigo duro da Uva MEDiterrânea, Oliva

Entidade líder do projeto: Agenzia Nazionale Per Le Nuove Tecnologie, L'energia E Lo Sviluppo Economico Sostenibile
Responsável pelo projeto: Alessandro Dell'Aquila
Site do projeto: https://www.med-gold.eu/pt/home-page-pt/
Parceiros:

Barilla G. E R. Fratelli SPA; Beetobit Srl; Barcelona Supercomputing Center - Centro Nacional De Supercomputacion; Consiglio Nazionale Delle Ricerche; Dcoop Sociedad Cooperativa Andaluza; Easytosee Agtech, Sociedad Limitada; Gmv Aerospace And Defence Sa; Horta Srl; Jrc -Joint Research Centre- European Commission; Met Office; National Observatory Of Athens; Sogrape Vinhos Sa; Universidad Militar Nueva Granada; University Of Leeds;  Panepistimio Thessalias

Data de início do projeto: 01-01-2017
Data de fim do projeto: 31-12-2021

Fonte de financiamento : H 2020
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Embora atualmente exista uma quantidade razoável e acessível de dados climáticos, a sua disponibilidade para a gestão do risco climático é ainda limitada. Como tal, é prioritário – na Europa e no mundo – demonstrar a prova-de-conceito dos serviços climáticos aplicados à agricultura. Com essa finalidade, o MED-GOLD construirá serviços-piloto com foco nas três principais culturas da região do Mediterrâneo: uva, azeitona e trigo duro. Estas três culturas – e os alimentos que advêm destas culturas, como vinho, azeite e massas – foram selecionadas devido à sua relevância ecológica, económica e cultural, quer para a região mediterrânica, e restante Europa, quer para o mundo.

Os serviços climáticos – adaptados para as necessidades dos seus utilizadores – serão co-criados por um consórcio dos produtores e partes interessadas, relevantes nos três setores, com a finalidade de criar uma estrutura replicável permitindo a aplicabilidade a diferentes culturas. Por exemplo, a replicabilidade da metodologia desenvolvida no MED-GOLD será testada para o café, outra produção agrícola importante. 

Descritores: Olival; Vinha; Trigo Duro; Alterações Climáticas


Objetivos visados:

As alterações climáticas estão a provocar novos padrões de clima, alterando significativamente os comportamentos na nossa sociedade. Embora seja global, em nenhum local como na bacia mediterrânica se espera que a sua influência seja tão evidente, afetando a ecologia, a economia e a sociedade. As projeções climáticas indiciam valores de mudança acima da média, ameaçando a sua rica e interligada diversidade biológica, que serve de suporte a atividades humanas como a agricultura. Neste contexto, o setor agrícola, em particular, é especialmente ameaçado, pela influência que nele tem o clima sendo, portanto, altamente vulnerável à sua variabilidade. O risco de perda de produção, por pragas bem como por riscos naturais, ondas de calor, tempestades ou inundações, provavelmente aumentará, exigindo que sejam tomadas medidas imediatas para adaptação a esta perspectiva incerta.

O desafio é desenvolver ferramentas com a finalidade de tornar os sistemas agrícolas e alimentares mais resilientes, eficientes e sustentáveis. Com essa finalidade o desenvolvimento de serviços climáticos, para o apoio nas tomadas de decisão e para melhores práticas agrícolas, é essencial. O objetivo do MED-GOLD é traduzir dados climáticos de última geração, e previsões climáticas – em escalas sazonal e de longo prazo – em informações facilmente acessíveis e importantes para um largo e diversificado grupo de utilizadores do setor agrícola.



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.