Adega cooperativa de Mesão Frio; Adega cooperativa de Mesão Frio; Adega cooperativa de Freixo de Espada à Cinta;CITAB - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
O sector vitivinícola tem um papel chave no desenvolvimento socioeconómico da Região Demarcada do Douro (RDD), contribuindo significativamente para as exportações e para o equilíbrio da balança comercial nacional. Todavia, existem ainda importantes debilidades ao nível da eficiência dos diversos procedimentos operacionais, tal como no planeamento/gestão das atividades sazonais nas Adegas Cooperativas e PMEs. Ora, alguns destes constrangimentos poderão ser suplantados através da previsão atempada dos parâmetros de produção vitícola. A presente proposta pretende responder a esta questão através do desenvolvimento de um modelo estatístico-dinâmico que integre dados meteorológicos, imagens de satélite e registos de pólen da rede do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).
No final do projeto, os promotores serão dotados de uma aplicação informática, de fácil utilização pelos técnicos de produção, que complementará as metodologias atualmente utilizadas. Dadas as especificidades edafoclimáticas da RDD, esta proposta integra 3 Adegas representativas da RDD: Mesão Frio (Baixo Corgo), Favaios (Cima Corgo) e Freixo de Espada à Cinta (Douro Superior), bem como o IVDP, a entidade reguladora da RDD, além do CITAB e da UTAD, centro de investigação e universidade enquadrados na RDD.
Descritores: Vinha; Previsão
Previsão atempada dos parâmetros de produção vitícolaPrevisão atempada dos parâmetros de produção vitícolaatravés do desenvolvimento de um modelo estatístico-dinâmicoque integre dados meteorológicos.
_