Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

ModelVitiDouro - Modelo de previsão do desenvolvimento e produção vitivinícola na Região Demarcada do Douro

Entidade líder do projeto: Adega cooperativa de Favaios
Responsável pelo projeto: João Carlos Andrade dos Santos
Parceiros:

Adega cooperativa de Mesão Frio; Adega cooperativa de Mesão Frio; Adega cooperativa de Freixo de Espada à Cinta;CITAB - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Data de início do projeto: 01-01-2014
Data de fim do projeto: 31-12-2017

Fonte de financiamento : PRODER
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O sector vitivinícola tem um papel chave no desenvolvimento socioeconómico da Região Demarcada do Douro (RDD), contribuindo significativamente para as exportações e para o equilíbrio da balança comercial nacional. Todavia, existem ainda importantes debilidades ao nível da eficiência dos diversos procedimentos operacionais, tal como no planeamento/gestão das atividades sazonais nas Adegas Cooperativas e PMEs. Ora, alguns destes constrangimentos poderão ser suplantados através da previsão atempada dos parâmetros de produção vitícola. A presente proposta pretende responder a esta questão através do desenvolvimento de um modelo estatístico-dinâmico que integre dados meteorológicos, imagens de satélite e registos de pólen da rede do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

No final do projeto, os promotores serão dotados de uma aplicação informática, de fácil utilização pelos técnicos de produção, que complementará as metodologias atualmente utilizadas. Dadas as especificidades edafoclimáticas da RDD, esta proposta integra 3 Adegas representativas da RDD: Mesão Frio (Baixo Corgo), Favaios (Cima Corgo) e Freixo de Espada à Cinta (Douro Superior), bem como o IVDP, a entidade reguladora da RDD, além do CITAB e da UTAD, centro de investigação e universidade enquadrados na RDD. 

Descritores: Vinha; Previsão


Objetivos visados:

Previsão atempada dos parâmetros de produção vitícolaPrevisão atempada dos parâmetros de produção vitícolaatravés do desenvolvimento de um modelo estatístico-dinâmicoque integre dados meteorológicos.



Pontos de situação / Resultados:

_