Centre of Marine Sciences of Algarve; Christian-Albrechts University Kiel; Leibniz-Institute of Freshwater Ecology and Inland Fisheries; Universite Paul Sabatier; Utrecht University; UNESCO IHE
Linhas de água e rios europeus foram alterados pelo homem ao longo dos tempos. Essas alterações humanas levaram a uma severa degradação dos ecossistemas dos rios.Linhas de água e rios europeus foram alterados pelo homem ao longo dos tempos. Essas alterações humanas levaram a uma severa degradação dos ecossistemas dos rios. A restauração de linhas de água e rios tornou-se um objetivo social amplamente aceite nos países desenvolvidos, que se torna cada vez mais estabelecido na lei como na Diretiva-Quadro da Água Europeia.
Como esta diretiva exige que um bom estado ecológico de todos os rios europeus seja alcançado até 2015, há atualmente uma forte procura de medidas de restauração com boa relação custo-benefício. No entanto, o conhecimento sobre o efeito das medidas de restauração, que geralmente são aplicadas, ainda está incompleto. Em particular, estão faltam informações sobre o efeito limitador das pressões antrópicas remanescentes em escalas maiores, incluindo o efeito da alteração climática.
Descritores: Rios; ecossistemas
O principal objetivo do projeto IMPACT é avaliar a importância relativa de pressões antropogénicas que operam em diferentes escalas temporais espaciais, identificar os principais pontos estratégicos para o desenvolvimento fauna e flora dos rios usando modelos de acoplamento.
Relatório final de projeto: http://www.iwrm-net.eu/sites/default/files/IMPACT_ProgressReport_2010.pdf