Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • S13
  • S8
  • S14
  • S11
  • S6
  • S12
  • S7
  • S5
  • S3
  • Inovação na Agricultura
  • S2

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

VINTAGE - Um sistema de apoio à decisão de fácil utilização para uma gestão integrada da vinha, para abordar a variabilidade da produção de qualidade e quantidade, optimizando a utilização dos recursos

Entidade líder do projeto: Labor SRL
Responsável pelo projeto: Valerio Grosso
Site do projeto: https://cordis.europa.eu/project/rcn/101471_en.html
Parceiros:

Vignaioli Piemontesi S.C.A; ANDOVI – Associação Nacional de Denominações de Origem Vitivinícolas; Grupo de Empresas Vinicolas de Rioja; Bureau Interprofessionnel des Vins de Bourgogne; Gaiag SRL; Bodegas Del Medievo SL; Universita Degli Studi di Roma la Sapienza; Universite de Bourgogne; Technische Universitaet Wien; Agenzia Regionale per la Prevenzione, L'ambiente e L'energia Dell'emilia-Romagna; Institut National de la Recherche Agronomique; Mavigex SRL

Data de início do projeto: 01-01-2011
Data de fim do projeto: 31-12-2015

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O VINTAGE DSS é um sistema de suporte à decisão projetado e implementado para satisfazer as necessidades de monitorização e gestão de vinhas das associações de produtores, permitindo que cada utilizador beneficie de informações e sugestões oportunas e precisas, sem interromper as tradições e práticas agronómicas historicamente consolidadas.

Descritores: Vinha


Objetivos visados:

O principal objetivo do projeto VINTAGE é o de regularizar a produção de vinho na vinha, atenuando os problemas de variabilidade sazonal com a aplicação das tecnologias da informação, maximizando o potencial enológico das vinhas e proporcionando aos viticultores informação contínua e atualizada. Interfaces Web e móveis de fácil utilização e uma solução avançada para o suporte de decisão (DSS).



Pontos de situação / Resultados:

O DSS baseado na Web agiliza o ciclo de vida das vinhas desde o plantio até a colheita, melhorando a produtividade e otimizando o uso de recursos como uso da água, pesticidas e mão de obra.O DSS baseado na Web agiliza o ciclo de vida das vinhas desde o plantio até a colheita, melhorando a produtividade e otimizando o uso de recursos como uso da água, pesticidas e mão de obra.

O VINTAGE DSS também minimiza o efeito da variabilidade sazonal e fornece aos produtores de vinho conhecimento de ponta para gerir as vinhas.

O DSS complementa práticas e tradições de crescimento comprovadas pelo tempo com sensores e dados de alta tecnologia; monitorização do ar, plantas e solo; e simulações de rega, pulverização, poda, desbaste de uva, etc. Em tempo real, o DSS ajuda a determinar a maturação e qualidade das uvas e áreas em risco de parasitas ou fungos.

Permite ainda aos produtores compreender e gerir os estágios de maturação da uva, o conteúdo de água e a dinâmica da doença.

O protótipo do sistema VINTAGE foi testado em locais piloto na Espanha, França, Itália e Portugal.