Vignaioli Piemontesi S.C.A; ANDOVI – Associação Nacional de Denominações de Origem Vitivinícolas; Grupo de Empresas Vinicolas de Rioja; Bureau Interprofessionnel des Vins de Bourgogne; Gaiag SRL; Bodegas Del Medievo SL; Universita Degli Studi di Roma la Sapienza; Universite de Bourgogne; Technische Universitaet Wien; Agenzia Regionale per la Prevenzione, L'ambiente e L'energia Dell'emilia-Romagna; Institut National de la Recherche Agronomique; Mavigex SRL
O VINTAGE DSS é um sistema de suporte à decisão projetado e implementado para satisfazer as necessidades de monitorização e gestão de vinhas das associações de produtores, permitindo que cada utilizador beneficie de informações e sugestões oportunas e precisas, sem interromper as tradições e práticas agronómicas historicamente consolidadas.
Descritores: Vinha
O principal objetivo do projeto VINTAGE é o de regularizar a produção de vinho na vinha, atenuando os problemas de variabilidade sazonal com a aplicação das tecnologias da informação, maximizando o potencial enológico das vinhas e proporcionando aos viticultores informação contínua e atualizada. Interfaces Web e móveis de fácil utilização e uma solução avançada para o suporte de decisão (DSS).
O DSS baseado na Web agiliza o ciclo de vida das vinhas desde o plantio até a colheita, melhorando a produtividade e otimizando o uso de recursos como uso da água, pesticidas e mão de obra.O DSS baseado na Web agiliza o ciclo de vida das vinhas desde o plantio até a colheita, melhorando a produtividade e otimizando o uso de recursos como uso da água, pesticidas e mão de obra.
O VINTAGE DSS também minimiza o efeito da variabilidade sazonal e fornece aos produtores de vinho conhecimento de ponta para gerir as vinhas.
O DSS complementa práticas e tradições de crescimento comprovadas pelo tempo com sensores e dados de alta tecnologia; monitorização do ar, plantas e solo; e simulações de rega, pulverização, poda, desbaste de uva, etc. Em tempo real, o DSS ajuda a determinar a maturação e qualidade das uvas e áreas em risco de parasitas ou fungos.
Permite ainda aos produtores compreender e gerir os estágios de maturação da uva, o conteúdo de água e a dinâmica da doença.
O protótipo do sistema VINTAGE foi testado em locais piloto na Espanha, França, Itália e Portugal.