Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube

 

                                        Rede Rural Nacional       PDR 2020       Portugal 2020       FEADR

S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

OPIRIS - Sistema especializado em agendamento de rega profissional on-line

Entidade líder do projeto: Agencia Estatal Consejo Superior De investigaciones Cientificas
Responsável pelo projeto: María ángeles López Vázquez
Site do projeto: http://www.opiris.eu/index.php/home/
Parceiros:

Riegos y Tecnologia SL; Garcia Vargas Antonio; Ethniko Kentro Erevnas Kai Technologikis Anaptyxis; Aliki Nikolaou-Nikita; Kalliantzis I Kai Sia Ee; Seedri Puukool OU; D Strogylis Kai Sia Oe Thermokipia Sykeonos; Dona Horta - Sociedade Agricola Lda; Euromediterranean Irrigators Community; Unite Technique Du Semide Geie; Davenport John Robert; Progeagro,S.L

Data de início do projeto: 01-01-2013
Data de fim do projeto: 31-12-2015

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O aumento populacional leva a uma maior procura de alimentos associada com menos terra disponível para a agricultura. As culturas regas terão um papel crescente no aumento da produção agrícola mundial. A gestão da rega precisa de novos métodos de gestão para lidar de forma eficiente com esta conjuntura.

Descritores: Regadio; rega de precisão


Objetivos visados:

A iniciativa OPIRIS desenvolveu um sistema de rega de precisão que utiliza informações de sensores para decidir quanto, com que frequência e em que padrão aplicar a água. Isto baseia-se na premissa de que culturas diferentes têm tolerâncias diferentes ao défice de água e, portanto, requerem horários de rega feitos à medida.



Pontos de situação / Resultados:

Para desenvolver o sistema, os investigadores usaram dados de três projetos anteriores sobre pomares de árvores frutíferas e culturas hidropónicas em estufas. Estes casos de estudo forneceram informações práticas sobre as necessidades de água e fertilizantes das culturas em diferentes condições climáticas e para diferentes métodos e tecnologias de programação da rega.Combinando leituras em tempo real de sensores de solo e água de plantas com informações meteorológicas, o OPIRIS desenvolveu um algoritmo de programação da rega acoplada a uma interface gráfica de base web. Depois de instalar o sistema OpIRIS em diferentes ambientes agrícolas, os investigadores observaram uma redução no consumo de agua e fertilização sem que isso afetasse o rendimento das culturas.