Riegos y Tecnologia SL; Garcia Vargas Antonio; Ethniko Kentro Erevnas Kai Technologikis Anaptyxis; Aliki Nikolaou-Nikita; Kalliantzis I Kai Sia Ee; Seedri Puukool OU; D Strogylis Kai Sia Oe Thermokipia Sykeonos; Dona Horta - Sociedade Agricola Lda; Euromediterranean Irrigators Community; Unite Technique Du Semide Geie; Davenport John Robert; Progeagro,S.L
O aumento populacional leva a uma maior procura de alimentos associada com menos terra disponível para a agricultura. As culturas regas terão um papel crescente no aumento da produção agrícola mundial. A gestão da rega precisa de novos métodos de gestão para lidar de forma eficiente com esta conjuntura.
Descritores: Regadio; rega de precisão
A iniciativa OPIRIS desenvolveu um sistema de rega de precisão que utiliza informações de sensores para decidir quanto, com que frequência e em que padrão aplicar a água. Isto baseia-se na premissa de que culturas diferentes têm tolerâncias diferentes ao défice de água e, portanto, requerem horários de rega feitos à medida.
Para desenvolver o sistema, os investigadores usaram dados de três projetos anteriores sobre pomares de árvores frutíferas e culturas hidropónicas em estufas. Estes casos de estudo forneceram informações práticas sobre as necessidades de água e fertilizantes das culturas em diferentes condições climáticas e para diferentes métodos e tecnologias de programação da rega.Combinando leituras em tempo real de sensores de solo e água de plantas com informações meteorológicas, o OPIRIS desenvolveu um algoritmo de programação da rega acoplada a uma interface gráfica de base web. Depois de instalar o sistema OpIRIS em diferentes ambientes agrícolas, os investigadores observaram uma redução no consumo de agua e fertilização sem que isso afetasse o rendimento das culturas.