Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • S3
  • S6
  • Inovação na Agricultura
  • S12
  • S5
  • S8
  • S13
  • S14
  • S11
  • S7
  • S2

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

EUPORIAS - Desenvolvimento de produtos visando a avaliação do impacto regional numa escala de tempo sazonal a decenal

Entidade líder do projeto: Met Office
Responsável pelo projeto: Paula Newton
Site do projeto: http://www.euporias.eu/
Parceiros:

Universidade de Lisboa; Tourisme Territoires Transports Environnement Conseil; Agenzia Nazionale per le Nuove Tecnologie, L'energia e lo Sviluppo Economico Sostenibile; Eidgenoessisches Departement des Innern; Universidad de Cantabria; Predictia Intelligent Data Solutions Sl; Agencia Estatal de Meteorologia; DHI; Wageningen University; Deutscher Wetterdienst; Fundacio Institut Catala De Ciencies Del Clima; Koninklijk Nederlands Meteorologisch Instituut-Knmi; Universidade De Lisboa; University Of Leeds; Sveriges Meteorologiska Och Hydrologiska Institut; Lunds Universitet; Meteo-France; Cetaqua, Centro Tecnologico Del Agua, Fundacion Privada; Instituto Portugues Do Mar E Da Atmosfera Ip; World Food Programme; World Health Organization; Future Everything Cic; Electricite De France; Administratia Nationala De Meteorologie R.A.; Faculdade De Ciencias Da Universidade De Lisboa; Barcelona Supercomputing Center - Centro Nacional De Supercomputacion

Data de início do projeto: 01-01-2012
Data de fim do projeto: 31-12-2017

Fonte de financiamento : 7th FRAMEWORK PROGRAMME
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Recentes avanços na compreensão e previsão do clima e das mudanças climáticas permitem, atualmente, previsões de qualidade que podem ser usadas no apoio à tomada de decisão. As previsões têm o potencial. No entanto, essas informações climáticas são atualmente subutilizadas, mal ou não usadas. Portanto, existe a oportunidade de desenvolver novas tecnologias para explorar adequadamente a capacidade emergente da comunidade climática e, mais importante, envolver os utilizadores de tais tecnologias para desenvolver ferramentas úteis.

Descritores: Previsões sazonais; regadio; vulnerabilidade


Objetivos visados:

O projeto EUPORIAS desenvolverá e fornecerá previsões fiáveis sobre os impactos das condições climáticas futuras para um conjunto de setores importantes, incluindo água, energia, saúde, transportes, agricultura e turismo. O projeto executará essas tarefas criando uma ponte que una a previsões climáticas e meteorológicas e os utilizadores / tomadores de decisão, ambos representados no projeto. O EUPORIAS desenvolverá serviços e ferramentas climáticas voltados para as necessidades dos utilizadores e partilhará conhecimentos para promover as tecnologias criadas dentro do projeto.

O EUPORIAS também irá melhorar a compreensão dos utilizadores sobre sua vulnerabilidade a diferentes condições climáticas, bem como prepará-los para utilizar as previsões climáticas, reduzindo assim os riscos e custos associados à resposta a condições climáticas variáveis.



Pontos de situação / Resultados:

Com o projeto melhorou-se a compreensão por parte dos utilizadores sobre sua vulnerabilidade face às condições climáticas variáveis de modo prepará-los para mitigar essas vulnerabilidades usando previsões climáticas.  Estes métodos incluíram a transformação de variáveis brutas em índices relevantes ao usuário por meio de pós-processamento estatístico e uso de modelos, bem como modelos climáticos regionais.